Como fotografar pessoas em viagens?

Não existe foto mais expressiva de um destino do que a de uma pessoa que parece contar a história do lugar. Conseguir cliques cheios de vida, porém, não é tão fácil. É preciso um olhar atento e uma dose de atrevimento. Abaixo está um passo a passo para tentar voltar da próxima viagem com fotos mais interessantes na máquina:
PREPARAR: Ao avistar uma pessoa digna de ser clicada, primeiro de tudo pergunte se pode fotografá-la. Se vocês não falam a mesma língua, mostrar a câmera e abrir um sorriso traduz em gesto a intenção.
APONTAR: Algumas pessoas podem pedir gorjeta para serem fotografadas – normalmente esta situação acontece em locais de bastante fluxo turístico, onde a foto também se torna uma atração. Se esta condição for identificada, combine o valor antes de fazer a foto para não ser pego de surpresa.
ATIRAR: Aproxime-se bem, foque os olhos da pessoa e tire mais do que uma foto. As pessoas costumam relaxar depois do primeiro clique, o que resulta em movimentos mais espontâneos e fotos mais verdadeiras.

Um comentário sobre “Como fotografar pessoas em viagens?

  1. Eu adoro fotografar pessoas! No Oriente Médio, que amo e visito sempre que posso, é difícil fotografar pessoas, principalmente mulheres. É só verem a câmera que já viram o rosto ou escondem. Com homens é mais fácil. Muito bom você comentar sobre as gorgetas, que realmente são um problema em alguns lugares. Muitas vezes, principalmente no Egito, eles dizem que está bem, blablabla, e no final extendem a mão.

Deixe uma resposta