Roteiro 3 dias em Roma

Visitar Roma é experimentar o túnel do tempo. É onde se consegue ver a história a olho nu, sem precisar de livro, foto ou conto. A cidade é um museu a céu aberto, não à toa é chamada de cidade eterna! Pros católicos então, Roma tem ainda um quê a mais: é a sede da religião no mundo.

Passei 3 dias conhecendo a cidade e, de quebra, vi o Papa! Rss. De tudo que conheci, tudo recomendo (incluindo as massas, taças de vinho e gelatos). Não acredito que dá para conhecer Roma em 3 dias, nem em 5, nem 10. Mesmo assim, sei que geralmente é o tempo que se tem pra fazer a viagem acontecer.

Roteiro 3 dias em Roma

Dia 1 – Roma Antiga: caminhando entre as ruínas romanas

1. Coliseu. Famoso anfiteatro do século 1° d.C. que sediava combates mortais entre gladiadores e animais selvagens. A arena suportava 55 mil pessoas! Lá aluguei um áudio-guia para fazer a visita. Valeu muito a pena! Tem um post especial sobre ele aqui.

2. Palatino e Fórum Romano. É onde a sensação de estar no passado é mais presente! O Palatino é o local onde a aristocracia romana morava e onde os imperadores erguiam seus palácios. O Fórum Romano foi o centro da vida política, comercial e judicial da Roma Antiga. Os espaços ficam lado a lado, por isso a visita pode ser feita de uma só vez.

Dia 2 – Vaticano: arquitetura, história e religião

1. Basílica de São Pedro. É o santuário católico mais importante do mundo. É lá que fica o túmulo de São Pedro, indicado por Jesus para iniciar a sua igreja e dar continuidade aos seus ensinamentos. “Jesus disse: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja” Mt 16:18. Para religiosos ou não, a visita impressiona. A Catedral é imponente por fora e por dentro. A estátua de Pietà de Michelangelo fica logo na entrada. Vale a visita ao domo e ao subsolo, onde estão os túmulos dos papas que já passaram pelo legado – inclusive do Papa João Paulo II. Atenção: é proibida a entrada com as pernocas e ombros de fora (short, saia e regata never).

2. Museus do Vaticano. Entre inúmeras obras, é lá que fica a Capela Sistina. Dica: se a sua intenção é conhecê-la, vá direto em direção a ela quando chegar. Como o acervo dos Museus é imenso, é praticamente impossível ver tudo de uma só vez. Só de fazer o caminho até a Capela (eu levei 2h até chegar lá) dá pra conhecer muita coisa!

Dia 3 – Praças e afins: uma caminhada pelas ruas de Roma

1. Scalinata di Spagna e arredores. Escadaria agradável que liga a Piazza di Spagna à Igreja Trinità dei Monti. Lá é ponto de encontro de turistas e moradores. Por perto, ficam lojas elegantes da cidade.

2. Fontana di Trevi. É a fonte mais famosa da Itália e, provavelmente, do mundo. Segundo a tradição, quem jogar uma moeda nela voltará à cidade no futuro (eu garanti o meu retorno!).

3. Pantheon. É o “templo de todos os deuses”. É a construção antiga mais bem preservada da cidade. Uma abertura redonda no topo do templo é a única passagem de luz. Em frente ao Pantheon, ficam bares e restaurantes. Parada gostosa para um expresso italiano a qualquer hora!

NUNCA É DEMAIS LEMBRAR…

Ingressos e filas: Chegue cedo às atrações. Filas quilométricas são comuns em alta temporada. Em atrações conjuntas, como as três da Roma Antiga, por exemplo, compre um ingresso combo (além de não perder tempo enfrentando várias filas, sai mais barato).

Informação: Tenha em mãos um guia de viagem com as curiosidades de onde está passando. De nada adianta estar em frente a um monumento da história e não saber o que aconteceu nele. Já ví em uma entrevista que o Zeca Camargo não concorda com isso rss, mas eu apóio o movimento! Guias na mão, já!

ONDE COMER…

Trastevere é o bairro boêmio de Roma, com ruas estreitas de paralelepípedos e casas medievais. Perfeito para una buona cena!

Esse foi o roteirinho express de Roma! Mais pra frente dedico um post especial a cada atração. Arrivederci!

About these ads

Trackbacks

  1. […] até ela em época de muita turistada tem que ter uma certa paciência santa… Já comentei aqui que levei 2 horas caminhando a passos de formiga e com vontade disputando espaço com outros […]

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 90 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: