Trilha ecológica em Campo Grande: Parque Estadual do Prosa/CRAS

Parque do Prosa

Não sei se me sinto orgulhosa ou desnaturada de dizer que este é o primeiro post da minha cidade aqui no blog… Posso sentir as duas coisas, produção?! kkkk #indecisa! Sentimentos à parte, hoje eu vim contar sobre um passeio natureba muito gostoso (e de graça) que tem pra fazer em Campo Grande e que há poucos dias eu fui conferir: a trilha ecológica do Parque Estadual do Prosa, um passeio guiado por uma área de preservação natural no meio da cidade.

O Parque foi criado em 2002 com o objetivo de preservar amostras de ecossistemas do cerrado, bioma típico da região centro-oeste do Brasil. Lá, então, são encontrados plantas e animais silvestres que fazem parte da fauna e flora da região. Bacana, né? O Parque é aberto pra visitação e pode ser explorado para fins de pesquisa científica, educação ambiental, recreação e ecoturismo.

E… falando em ecoturismo lá fui eu tirar a minha boot do armário e encarar uma trilhinha no sábado de manhã. Eu, que já tinha adorado a ideia de ir pro meio do mato, fiquei muito surpresa com a qualidade e a organização do serviço oferecido.

A trilha dura em média 1h30 e é feita na coordenação de um técnico da reserva. No primeiro momento, o grupo faz uma caminhada na mata fechada enquanto o guia mostra e fala sobre as plantas nativas encontradas pelo caminho. Em seguida, um pequeno auditório no meio da reserva nos convida a ouvir sobre os animais silvestres do cerrado. Depois disso, somos guiados até uma área muito interessante que mostra a junção dos córregos Joaquim Português e Desbarrancado, que dão origem ao Córrego Prosa.

Por fim, seguimos para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), um espaço dedicado a tratar animais que estão machucados e devolvê-los saudáveis aos seus habitats naturais. O Centro recebe animais atropelados, resgatados de incêndios e de outros acidentes, além de animais apreendidos com o tráfico. Até a minha mãe já levou um pássaro com asinha quebrada pra lá! :) Na visita, vimos desde araras azuis, tucanos e outras aves até antas, macacos e onças pardas. Um passeio e tanto!

Informações úteis:

- Pra fazer o passeio é preciso agendar com antecedência pelo telefone (67) 3326-1370.
– O grau de dificuldade da trilha é leve (levíssimo), portanto crianças podem fazer o passeio.
– Calça comprida e sapato fechado são obrigatórios.

Sobre estes anúncios

Comments

  1. Iara Tombelino says:

    Lindo o lugar! pretendo visitar.

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 84 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: