Como tirar a PID – Permissão Internacional para Dirigir

Pegar a estrada legalmente no exterior é bem fácil. Você só precisa de uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) que é facilmente paga solicitada ao DETRAN do seu Estado.

A PID nada mais é do que a tradução da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para outros seis idiomas (alemão, inglês, árabe, espanhol, russo e francês). Por isso, o único requisito é que você já seja habilitado a dirigir no Brasil. A validade da PID, a categoria da carteira e as restrições médicas são as mesmas da CNH.

O que você precisa levar ao DETRAN pra tirar a PID:

– Original e cópia da CNH válida
– Requerimento de solicitação de PID preenchido (disponível nos sites dos DETRANs ou pessoalmente nas agências, dependendo do Estado)
– Comprovante de pagamento da taxa DUDA (Documento Único do Detran de Arrecadação). A Guia para este serviço custa R$ 137,95 em Brasília. Cada Estado tem o seu valor, mas fica nesta média.

Se a DUDA é paga em cash, você pode retirar a sua PID em 24 horas na agência. Se é paga em cheque, em até 6 dias. Se preferir, você pode receber ela em casa em até 10 dias pagando, é claro, uma taxinha a mais.

Atenção: Cada Estado tem a sua sistemática de requerimento da PID. No meu querido Mato Grosso do Sul, é só chegar chegando com os docs em mãos e fazer a solicitação. No Rio de Janeiro, por exemplo, é preciso agendar esta ida através do site. Por isso, antes de comparecer à agência, dá uma navegadinha no site do seu DETRAN pra não perder a viagem.

Outras informações importantes…

1. Quem tiver a CNH antiga (sem foto) vai ter que tirar uma nova (com foto) antes de solicitar a PID.

2. Quem for habilitado na categoria ACC, que permite conduzir ciclomotores (bicicleta motorizada), não pódje!

3. A PID só é válida pra turista, pra brasileiros residentes em outros países não.

Eu já tive a oportunidade de voar as tranças na Austrália, México e Espanha. O único lugar que eu tive que apresentar a PID foi na Austrália. Mesmo assim, valeu a segurança e tranquilidade de ter ela em mãos.

Países que aceitam a Permissão Internacional para Dirigir (PID):

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bileo Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Canadá, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuwait, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro-Africana, República da Sérvia, República de Montenegro, República Democrática do Congo, República Checa, Republica Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s