Vantagens e desvantagens de viajar sozinho

A cultura do viajante solo já é moda faz tempo no exterior e ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Jovens, adultos e setentões embarcam sozinhos em viagens mundo afora para conhecer terras novas e se conhecerem melhor.

No entanto, o receio de se sentir só e de tomar decisões erradas barra muita gente de encarar a experiência por conta. Contudo, quando o desafio é superado as vantagens sobressaem e fazem cada minuto gasto na própria companhia valer muito a pena. Olha só:

Vantagens de viajar sozinho

Liberdade de escolha
Escolhas são tomadas o dia inteiro. Vão desde optar entre visitar uma igreja ou um shopping, ir de metrô ou táxi, dormir cedo ou passar a noite em claro e até escolher o que vai comer, que horas comer e se vai comer. Com nenhuma outra opinião para entrar em consenso, a decisão é sempre sua e a sensação de liberdade também.

Conhecer pessoas novas
Muito do que um lugar novo tem para mostrar está nas pessoas e no que elas têm para contar. Ao viajar acompanhado, a tendência é manter a conversa apenas com quem está do lado. Já ao viajar sozinho, a predisposição em puxar papo com um morador local ou outro viajante aumenta. E aí é que estão as boas histórias.

Autoconhecimento
Já ouviu a frase “Você só conhece alguém de verdade quando viaja com ela”? Pois bem, viajar sozinho também pode ser revelador.

Desvantagens de viajar sozinho

Solidão
Não ter um rosto conhecido por perto para dividir uma risada, uma mesa ou indecisão pode pesar no peito. Para estes momentos, música vibrante nos ouvidos é capaz de virar o jogo.

Estado de alerta
Viajar sozinho significa não ter ninguém para olhar sua bagagem enquanto você vai ao banheiro, para te ajudar caso fique doente ou para segurar a onda se a vontade era tomar um drink a mais. Estar sempre alerta é preciso.

Custo
Restaurantes, hotéis, táxis e outras despesas provavelmente sairão mais caras estando sozinho. Tudo bem, as vantagens têm seu preço.

4 comentários sobre “Vantagens e desvantagens de viajar sozinho

  1. Lonely traveler? Eu sou isso e nem sabia hahahaha. Adorei sua postagem. Eu amo viajar sozinho por tudo que foi dito aí e muito mais. Quando viajo com amigos sempre rola estresse, quando viajo só nunca me enraivo. Quando viajo com amigos, não faço outros amigos, quando viajo só, mesmo que eu não busque, sempre chega alguém para puxar papo e acaba nascendo uma amizade de forma natural. Nunca sinto solidão por estar só ou viajar só, até em função de trabalhar com gente, necessito de momentos de estar longe de gente. Sobre algumas desvantagens, tipo adoecer, o negócio é levar o kit básico de saúde e sempre fazer um bom seguro viagem em caso de necessidade. Sobre fotos, me especializei em tirar fotos minhas com o timer da maquina e um bom tripé (as fotos ficam melhores do que se alguém tirasse pra mim). Fora a liberdade de fazer o que quer, na hora que quer, comer o que quer, beber o que quer sem o porre de ficar negociando com ninguém, a liberdade de desistir de fazer uma coisa para fazer outra, sem ter que negociar com ninguém ou que esta atitude gere uma briga e estrague a viagem. Enfim, EU SÓ VEJO VANTAGENS em viajar sozinho!!!

  2. Pingback: Vai viajar sozinho? Veja dicas pra não se sentir só – Blog Terminal de Embarque

  3. Haha concordo com você Juliana! Especialmente se a viagem for longa… Não há nada mais monótono do que passar um mês inteiro interagindo com uma ÚNICA pessoa, 24 horas por dia! Por mais que você goste daquela pessoa… diversificar é bom! Estar sozinho força você a se comunicar mais e com um maior número de pessoas, e descobrir melhor outras culturas! Sempre volto das viagens-solo cheia de novos amigos e boas histórias pra contar!

Deixe uma resposta