Albergue (hostel, em inglês) é uma hospedagem coletiva, na maioria das vezes sem muito conforto ou privacidade, onde viajantes dividem quartos e banheiros a baixo custo para baratear a viagem e conhecer pessoas novas. É um ambiente descontraído e, por isso, é geralmente a opção de acomodação dos mochileiros.
Dependendo do destino, há muitos albergues para escolher. Antes de fazer a reserva da cama, veja quais são os pontos que merecem mais atenção:
1. Localização: Optar por um albergue localizado no centro da cidade ou próximo a atrações turísticas facilita muito a vida na cidade. Normalmente estes locais são bem servidos de transporte e de estabelecimentos de primeira necessidade, como supermercado e farmácia, além de serem mais movimentados – e por isso, mais seguros.
2. Quartos: É bom ficar atento a como o albergue faz a divisão dos quartos. Alguns oferecem quartos separados por sexo e outros apenas acomodações unissex – homens e mulheres juntos.
3. Referências: Vale a pena ler comentários de quem já se hospedou no albergue para conferir se a propaganda condiz com a realidade. As avaliações podem ser lidas em sites de reserva online, como o Trip Advisor ou Hostel World.
4. Serviços: É importante observar se os serviços oferecidos pelo albergue atendem às suas necessidades. A maioria tem cozinha e lavanderia para os próprios hóspedes se virarem. Alguns servem café da manhã, outros não. Os mais bem estruturados contam com bar, Internet wi-fi de graça, transfer gratuito do aeroporto, da rodoviária ou da estação de trem e até balcão de venda de passeios na recepção.
Pingback: Dicas práticas para se dar bem em albergues « Blog Terminal de Embarque
Pingback: Dicas práticas para dormir em albergues « Blog Terminal de Embarque