Bate-volta em Haarlem – 15min de trem de Amsterdã

Haarlem, Amsterdã, Holanda, bate e volta, bate-volta, passeio de um dia, turismo em Haarlem

A 15 minutinhos de trem da capital holandesa está a adorável cidade de Haarlem. Pacata e romântica, a cidadezinha tem um quê de filme antigo no ar: uma praça com gente bonita e feliz, floreiras na janela e bicicletas encostadas na calçada de casa. Um charme só!

Haarlem, com seus 151 mil habitantes, é a capital da província da Holanda do Norte e é o maior centro de comércio de tulipas há séculos. É famosa pelos seus restaurantes de clima aconchegante e por carregar o título de melhor cidade para compras na Holanda. Só por isso já valeria a visita, não é girls?! Antigamente a cidade era também conhecida pelas casas que abrigavam mulheres idosas e sozinhas (asilos mais requintados); hoje ainda restam algumas em atividade – entrei em uma sem querer e dei de cara com as velhinhas. :)

As principais atrações turísticas de Haarlem giram em torno da praça central, Grote Markt, onde ficam as antigas construções famosas da cidade, os principais bares e cafés e onde, às segundas e sábados, acontece uma grande feira local. A catedral gótica Sint Bavo, construída no século 14, também é ponto de visita; além dos museus The Corrie ten Boom House (que foi esconderijo de refugiados na Segunda Guerra Mundial), o Frans Hals Museum (que abriga uma coleção histórica da arte holandesa) e o Teylers Museum (o mais antigo da Holanda). As casas de show Toneelschuur, Philharmonie e Patronaat também são opções.

Apesar de poucas atrações, só o passeio pelas ruas de Haarlem já compensa a ída até lá. A sugestão é fazer um “one-day-trip” (bate-volta) ou ainda se hospedar por lá e usar a cidade como base para visitar Amsterdã e outros destinos próximos.

Neste link está o Guia do Melhor de Haarlem feito pelo Trip Advisor com mais detalhes de cada ponto turístico, dicas de onde comer e onde se hospedar (desde os econômicos bed & breakfast aos hotéis luxuosos).

Agora você já sabe: quando for visitar a Holanda não deixe Haarlem fora do roteiro. Tomar um bom café (ou um bom vinho) na Grote Markt vai ser tudo de bom!

Anúncios

Um comentário sobre “Bate-volta em Haarlem – 15min de trem de Amsterdã

  1. Pingback: O que fazer em Amsterdã: atrações imperdíveis e segredos de viajante – Blog Terminal de Embarque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s