Roteiro: Londres em um dia

Londres em 1 dia

Esse post é um guia express para visitar Londres em um dia. A ideia é incentivar quem está em trânsito na cidade por motivos de conexão aérea a sair para desbravar a cidade ao invés de ficar contando as horas no aeroporto. Se você tiver pique e algumas libras no bolso é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Para começar a jornada, você pode pegar um metrô direto do aeroporto Heathrow até a estação de Westminster e já na saída vai dar de cara com o Big Ben, o famoso símbolo londrino. O Big Ben, ao contrário do que se pensa, não é o nome da torre, mas do sino que fica dentro dela. Ele não é aberto para visitação, mas a Casa do Parlamento (sede do governo), onde o Big Ben fica localizado, pode ser visitada aos sábados e durante a temporada de verão (que vai de julho a setembro). Mais informações e compra de ingressos você pode conseguir aqui.

A Troca da Guarda do Palácio de Buckingham acontece diariamente entre abril e julho e em dias alternados entre agosto a março (dias pares ou ímpares). Para saber a previsão destes meses onde a troca não é diária é preciso consultar o calendário do exército britânico neste link aqui. A cerimônia dura só meia hora e fica lotada de curiosos, por isso esteja lá pelo menos às 11h para garantir seu cantinho no meio da multidão.

A praça de Piccadilly Circus, onde ficam os famosos outdoors luminosos, é um ótimo ponto para almoçar. Cheia de restaurantes e lojas, é sempre movimentada e passa o verdadeiro espírito das ruas de Londres.

A Abadia de Westminster é outro must-do de Londres. Foi lá que o princípe William e Kate Middleton disseram o sim! Na abadia, são coroados os reis e rainhas até os dias de hoje e é também lá que ficam túmulos de nomes importantes da história britânica. Ela abre às 9h30 e fecha em horários diferentes dependendo do dia. Esse site traz mais informações e pode ser lido em português.

O acesso à arte é de graça em alguns museus da cidade. O British Museum é o mais antigo museu público do mundo e abre diariamente das 10h às 17h30. A National Gallery abriga obras de famosos da arte, como Michelangelo, Van Gogh e Da Vinci, e funciona das 10h às 18h todos os dias. O Madame Tussauds, famoso museu de cera que reproduz celebridades com perfeição, tem a sede em Londres e filiais em várias outras cidades do mundo. A entrada neste é paga e os valores são diferenciados dependendo do horário da visita.

A London Eye é a terceira maior roda gigante do mundo e um dos pontos turísticos mais disputados de Londres. Um passeio simples (onde você divide a cabine com outras pessoas) tem duração de 30 minutos. O ingresso pode ser comprado antecipado pelo site (vale a pena para não perder tempo na fila). O horário mais indicado para andar  na London Eye é no fim da tarde ou à noite, quando as luzes da cidade já estão brilhando. Ela funciona até às 20h30.

A Tower Brige, outro símbolo da cidade, é dividida ao meio e levanta para passagem de navios em dias e horários escalados. E possível conhecer mais sobre a ponte mais famosa do mundo percorrendo uma exposição. Se não der tempo de ir até ela, faça uma foto de longe mesmo e programe-se para um dia voltar.

Para encerrar o desafio de ver Londres em um dia, termine o percurso tomando a pint of beer (um chopp) em um tradicional pub local e volte para o aeroporto com a sensação de missão cumprida.

Programa-se antes de começar a caminhada:

* Deixe suas bagagens no guarda-volumes do aeroporto e saia para explorar a cidade só com uma mochila pequena nas costas;

* Tenha em mãos um mapa de Londres para se localizar entre as atrações, pode ser comprado em qualquer banca;

* Peça um mapa das estações de metrô no guichê quando for comprar seu ticket. Dica: compre um day pass do metrô que te permita circular sem se preocupar em parar para comprar novos bilhetes.

5 comentários sobre “Roteiro: Londres em um dia

  1. Pingback: Estação de metrô em Londres ganha ilustrações com aroma de gin | Terminal de Embarque

  2. Oi Juliana… Seu post foi muito didático! Viajo em Abril com minha irmã e estou planejando nosso voo de volta com uma mega-conexão em Londres… Exatamente o assunto do post! Passei 30 dias em Londres por causa das Olimpíadas e não pretendia passar por lá nessa viagem! Mas minha irmã é marinheira de primeira viagem e vai adorar…
    Minha unica dúvida é a imigração: foi tranquilo para você? Alguma recomendação?
    Obrigado!

    • Oi Paulo! Eu também tinha a mesma preocupação quando cheguei lá, mas felizmente não tive problemas pra entrar no país. O que fiz foi falar pro policial que eu tinha o interesse em passar o dia na cidade, já que meu vôo era só à noite, e apresentei o bilhete da passagem de volta pra confirmar o que eu estava falando. O policial entendeu numa boa e a liberação foi bem tranquila. Espero que pra vocês dê certo também! Boa sorte, um abraço!

  3. Olá, Juliana! Adorei esse post e o blog! Estou me programando para dar uma passada em Londres em um único dia que terei… Triste né? Mas é melhor da uma olhadinha que nada.. Rs
    Me tira uma dúvida? O madame tussaud é possível incluir aí em 1 dia só?
    Obrigada! ;)

    • Oi Angélica! É claro, vale muito uma passeadinha em Londres mesmo que seja por um dia! ;) Você vai ver que, se programar direitinho, vai conseguir visitar bastante coisa. Se o teu tempo for bem apertado, dá pra substituir algum passeio que não te interesse muito pelo Madame Tussauds (que é bem diferente!). Na minha opinião, uma boa troca neste caso seria a National Gallery. Só fica ligada no horário de funcionamento do museu – no site tem o horário certinho pra cada dia. Um beijo e boa viagem!

Deixe uma resposta