A Grande Barreira de Corais é um ícone da Austrália e patrimônio mundial da humanidade. Foi listada pela Unesco em 1981 e eleita uma das sete maravilhas naturais do planeta pela New Open World Foundation.
Onde fica? A Grande Barreira de Corais fica na costa nordeste da Austrália por inteira no estado de Queensland. Ela se estende por 2 mil km e de tão grande pode ser vista do espaço. É o maior sistema de recifes do mundo e a maior estrutura do planeta feita unicamente por organismos vivos.
Quando visitar? Queensland tem 300 dias de sol no ano, por isso qualquer época do ano é favorável ao turismo. Porém, para garantir calor bom mesmo é ir entre novembro e março, quando o clima é tropical úmido (que significa temperatura elevada e clima chuvoso, não deixando o tempo seco). Atenção: não vale a pena fazer o passeio se o tempo está nublado, o colorido dos corais só é realçado com a luz do sol.
Como explorar a Grande Barreira? De um passeio num barco com fundo de vidro a saltos de paraquedas. Há tanto o que fazer na Grande Barreira que tem atividade pra todas as idades, gostos e medos. Sem dúvida a melhor maneira para explorá-la é mergulhando com cilindro de oxigênio, que permite desbravar os recifes mais profundos e, por isso, mais intactos. O nado com snorkel é para os traumatizados que não conseguiram mergulhar com tubo (como eu kkk), mas que já dá uma boa ideia da vida marinha na Barreira. Do alto, por helicóptero, balão ou saltando de um avião, a vista é deslumbrante!
De que cidade partir? Ao longo de toda a costa de Queensland é possível encontrar passeios que levam até lá. As cidades mais famosas por fornecer os passeios de barco são Cairns e Arlie Beach, esta última por ser saída para as ilhas de Whitsundays – cenário de areias brancas e água azul turquesa. Não é por acaso que uma das praias leva o nome de Whitehaven, “Paraíso Branco” em inglês. O site australia.com explica com detalhes o que cada cidadezinha da costa tem de melhor a oferecer em um texto que só lendo já te leva pras profundezas! Vale a pena, clica aqui.
Dica! Evite passeios de barco para muuuitas pessoas, como aqueles catamarãs que levam 50, 100 turistas de uma só vez. Os pontos de mergulho escolhidos por estes grandões geralmente estão decadentes e você vai passar raiva se chegar até lá e ver corais aos pedaços. Procure passeios de lancha ou veleiro que levam um número reduzido de pessoas para mais longe da costa. Existem excursões bate-volta de um dia e outras que ficam a deriva no alto-mar por três, quatro, cinco dias. É tudo de bom! Comida, equipamentos de mergulho, instrutor e aula básica para iniciantes geralmente estão incluídos nos pacotes. Leve sua máquina fotográfica submarina (as descartáveis estão à venda por todo lugar, mas não fazem fotos bonitas) e não se esqueça de passar muito protetor solar.
Meus dias na Grande Barreira…
Fiz dois passeios de barco: uma excursão de veleiro de três dias que partiu de Arlie Beach e outra de lancha de um dia só partindo de Cape Tribulation, cidadezinha bem ao norte da Austrália. A primeira levou a turma até Whitsundays em dias maravilhosos com paradas para mergulho, sol a pino e noites debaixo do céu estrelado. A outra, mais distante da área detonada visitada por turistas, nos levou a recifes mais coloridos e águas ainda mais cristalinas. No intervalo disso, fiz meu primeiro e último salto de paraquedas em Mission Beach, a 4.400 metros de distância vertical da Grande Barreira. Tenso!
Para fechar o post, fotos do que vi debaixo d´água (usei máquina descartável).
Pingback: Grande Barreira de Corais vai ganhar museu subaquático | Terminal de Embarque
a experiência de mergulho mais surreal que eu já tive, tão sortuda eu vi esses corais e mergulhei o Yongala (https://dive.site/pt/explore/site/yongala-398n), um naufrágio incrível!
Que incrível, Maria! Adorei o site!
Ei Juliana, tudo bem?
Estou indo para a Austrália em janeiro e estou amando as dicas do seu blog! Eu vou com meu namorado e meus sogros e nenhum de nós tem experiencia em mergulho com cilindro, eu particularmente tenho é medo kkkk…então pra gente a melhor opção seria um passeio de snorkel mesmo! Chegando em Airliebeach eu consigo contratar esses passeios facilmente? Estava pensando em deixar um dia para o passeio nos corais e outro para whiteheaven. O que vc acha? Bjusss
Oi Juliana, tudo joia? Estou adorando seu blog ja que estou programando 3 semanas de australia no ano que vem, gostaria de saber quando foi que voce fez o passeio… apesar de vc ter falado que a melhor epoca pra ir é de novembro a marco o google me diz que nessa epoca existe grandes chances de chuva… maaaaas, como vc esteve la, gostaria de perguntar a epoca certinha :D e outra coisa, em termos de preco tambem, tambem quero fazer o passeio mas 4 dias…. (existe um passeio que includa ja whiteheaven? obrigadaaaa pelas dicas, beijao
Oi Carla! Tudo bem? Legal saber que está gostando do blog ;) Eu fiz o passeio na Grande Barreira de Corais em dezembro de 2008, paguei cerca de 400 dólares australianos na época e peguei tempo muito bom (bem quente, aliás!). Este passeio que fiz foi de 2 noites e 3 dias e incluía sim a parada na Whitehaven Beach. Embarquei na cidade de Arlie Beach e contratei o serviço através da companhia OZ Experience (neste link aqui explico como funciona esse tipo de serviço: https://terminaldeembarque.com/2014/05/04/como-e-viajar-de-onibus-pela-australia-e-nova-zelandia/). Espero ter ajudado! Boa viagem e um beijo, Juliana
Oiee,
Ajudou e muito Juliana! Estamos pensando em alugar um carro eim Cairns e descer a costa ate Gold Coast e super estavamos na duvida qual porto que seria bom pegar uma excursao como essa (com poucas pessoas como comentou). Obrigada por responder!
Se um dia vier pelos lados de ca (Suiça) tô as ordens.
Bom dia pra vc
Beijos
Obrigada, Carla! ;) Um beijo, boa viagem…
Oi Juliana!
Vou a Australia no final do ano e seu blog é uma espécie de referência, rs, lindas fotos e muito bem organizado! Você se lembra o nome da empresa do passeio de três dias na barreira de corais?
Obrigada!
Oi Nathalia! Que legal saber que o blog está te ajudando no planejamento da sua viagem, fico feliz! :) Eu procurei nas minhas anotações o nome da empresa com a qual fiz o passeio pela Grande Barreira, mas infelizmente não encontrei. Acho que você não deve ter problema em encontrar uma boa companhia pra fazer esta excursão, algumas das bem faladas hoje em dia são http://www.sailing-whitsundays.com/ e http://whitsundayssailingadventures.com.au/. Uma coisa bacana de prestar atenção na hora de contratar o passeio é saber quantas pessoas estarão no mesmo barco do que você. Quanto menos gente melhor e mais diferenciado é o atendimento a bordo. Eu fiz com 15 pessoas e achei um número bom. Boa sorte e se eu puder ajudar em algo mais, estou por aqui. Beijos!
Pingback: Praia Whitehaven, nas Ilhas Whitsunday – Blog Terminal de Embarque
Pingback: Roteiro de duas semanas pela Austrália e Nova Zelândia « Blog Terminal de Embarque