Tour virtual pela Capela Sistina, em Roma

Capela Sistina

Com o fim do conclave que elegeu o fofo Papa Francisco na semana passada, a Capela Sistina voltou a ser reaberta ao público hoje. \o/ A Capela, que é o lugar oficial de realização desse ritual da igreja católica, é um dos pontos mais altos de visitação em Roma. Não tem como não ver!

A Capela Sistina fica dentro do Museu do Vaticano e pra chegar até ela em época de muita turistada tem que ter uma certa paciência santa… Já comentei aqui que levei 2 horas caminhando a passos de formiga e com vontade disputando espaço com outros viajantes curiosos desde a entrada do Museu só pra ver a Capela. Apesar dessa muvuca toda (que a gente até gosta, confessa!) ver aquele banquete de obras de arte feito por mestres da história compensa qualquer canseira.

Os afrescos do teto e das paredes da Capela retraram o Velho e o Novo Testamento da Bíblia. A maior parte das pinturas foi feita por Michelangelo. Outros oito pintores, como Cosimo Rosselli e Botticelli (amo!), também deixaram sua marca por lá.

Essas imagens aí são dessa página do Vaticano, que mostra uma foto em ótima resolução da Capela Sistina em 360°. Dá pra fazer um tour virtual do chão ao teto da capela e dar zoom em cada pintura. Tá certo que a emoção de ver tudo isso a olho nu só se vive lá, mas se eu disser que dá pra ver muito mais detalhes nesse site do que ao vivo, acredite!

Capela Sistina

Capela Sistina

Essa outra página aqui, do O Globo, traz um resumão bem bacana dos principais afrescos da Capela a localização de cada um deles. Entra no site do Vaticano e dá uma olhadela especial na pintura que fica atrás do altar, o Juízo Final, a Criação de Adão, o Pecado Original e o Dilúvio. Boa visita! Vale a pena.

Deixe uma resposta