Coisas que você não sabia sobre Cingapura

Coisas que você não sabia sobre Cingapura

1. Ok lah! Cannot lah! Very funny lah! Achou irritante?! Se você for para Cingapura pode se acostumar com a ideia porque vai ouvir muito lah nas ruas. Colocar a expressão “lah” no final das frases é muito comum entre os cingapurianos (entre os cingapurianos – você não precisa sair falando lah pra se inturmar, ok?). A palavra não tem tradução e nenhum significado ao pé da letra, é só uma interjeição característica dos locais pra enfatizar algo que estão falando.

2. Não existe chiclete normal pra vender em Cingapura. Como assim?! Só chiclete para fins dentários e chiclete de nicotina pra quem quer parar de fumar. Eles só são vendidos em farmácias e pra comprar é preciso dar o nome e mostrar um documento de identificação. Tenso! E olha que a situação já foi pior, hein. Eu explico:

Durante 12 anos (de 1992 a 2004) mascar chiclete foi proibido em Cingapura sob pena de multa de U$ 500 a U$ 1000. Aliás: mascar, comprar, vender, fabricar e importar. O governo proibiu o produto porque as pessoas não estavam fazendo o descarte correto do chiclete, ou seja, jogando o lixo no lixo. O custo que o governo tinha pra manter as ruas limpas e consertar os equipamentos de limpeza eram muito altos. A situação ficou ainda mais séria quando o metrô, principal transporte público do país, passou a não funcionar propriamente por causa dos malditos chicletes grudados nas portas dos vagões. Com tantos danos causados ao patrimônio público, o governo então decidiu em 1992 banir o chiclete no país. Em 2004, a lei foi revista e os chicletes para benefícios da saúde foram então liberados.

*Esta é só uma das várias medidas radicias que fizeram de Cinga um país exemplo em organização, limpeza e cumprimento de normas. De tantas leis que possui, Cingapura é conhecida como cidade das multas. Pra ter uma ideia, existe multa até pra quem cospe no chão e arranca flor de jardim público.

3. Cingapura tem uma fruta que, de tão fedida, é proibida em ambientes públicos – e se você for pego carregando uma, paga multa, claro. É a durian, conhecida como a fruta com sabor do céu e cheiro do inferno. Ela só é encontrada no sudeste asiático e se parece com a jaca: é verde, grande e tem uma casca dura e espinhenta. Por dentro, é amarelada e mole. Nhãm?? Kkk #not. Exótica!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s