Great Ocean Road e os Doze Apóstolos

Great Ocean Road

Great Ocean Road

A Great Ocean Road é uma rota cênica que margeia o litoral do estado de Victoria, no sul da Austrália. Ela vai de Torquay a Port Fairy e se estende por quase 300 km. O visual é fantástico de um canto ao outro! A cada curva tem uma paisagem sorrindo esperando ser fotografada.

Os Doze Apóstolos (The Twelve Apostles)
Uma das paradas obrigatórias da Great Ocean Road (e talvez o motivo de muita gente fazer a rota) é o conjunto de torres de arenito que “surgem” do mar no Port Campbell National Park, os Doze Apóstolos. As torres são altíssimas, medem até 45 metros de altura, e ficam bem pertinho da beira da praia.

Esses pedaços de arenito foram soltos dos penhascos do continente ao longo do tempo (coisa de milhões de anos) e a ação das ondas e ventos continuam a modificar a paisagem. Tanto é que dos doze apóstolos só restam oito hoje em dia, o último a desabar foi em 2005.

Great Ocean Road

London Arch
Antes de se tornar o London Arch (Arco de Londres) esse pedaço de arenito era a London Bridge (Ponte de Londres). Em 1990 o arco mais próximo da costa caiu e isolou mais uma coluna de pedra do continente. Esse é também um pit-stop famoso da rota.

Great Ocean Road

Loch Ard Gorge
Esse lugar tão bonito tem uma história triste. Um navio chamado Loch Ard naufragou por lá em 1878 e somente duas pessoas de mais de cinquenta sobreviveram: Tom e Eva. Apesar de trágico, é ponto turístico!

Great Ocean Road

Island Archway
Essa formação fica pertinho do Loch Ard Gorge. Quando se rompeu, em 2009, as duas partes passaram a ser nomeadas “Tom” e “Eva” em homenagem aos sobreviventes do naufrágio.

Great Ocean Road

Great Otway National Park
Continente adentro fica o Great Otway National Park, uma área de floresta densa super preservada. Uma caminhada pelas árvores gigantescas do Parque vale o intervalo no trajeto da costa. O passeio fica bem mais interessante se tiver um guia para narrar as curiosidades do lugar.

Great Ocean Road

Como, quando e onde ir?
Se você não alugar um carro, é de Melbourne que saem as excursões para a Great Ocean Road. Tem opções de 1, 2, 5 dias pra fazer o trajeto com a possibilidade de dar um upgrade no passeio: adicionar uma aula de surfe, um sobrevoo de helicóptero pela costa, um encontro com coalas e cangurus na natureza, passeio por uma vila aborígene ou comes e bebes em vinícolas da região. Entra aqui pra saber mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s