As companhias aéreas no Brasil se aprontam para a Copa do Mundo de Futebol

VocenoTDE Copa 2014

2014 chegou, Brasil! \o/ É a nossa vez de sediar o maior evento do planeta! Já estamos com o sangue verde e amarelo pulsando nas veias diante da gigantesca adrenalina do que está por vir, mas ao mesmo tempo estamos sentindo na pele a imensa responsabilidade de ser o país escolhido. A Ana Abad de Larriva escreveu para a tag ‘Você no TDE‘ do Terminal de Embarque e compartilhou uma reflexão acerca dos desafios do setor turístico nessa missão Copa do Mundo.

texto Ana Abad de Larriva

“Benefícios no setor turístico, criação de emprego, melhoras nos aeroportos e nas estruturas ferroviárias e rodoviárias… Os lucros que promete trazer a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 são importantes, mas as demandas de serviços para essas datas não ficam atrás. Por isso, a Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil) já disse que a perspectiva é que as remodelações e construções nos aeroportos sejam rematadas para antes do evento. Além disso, as companhias aéreas que operam no Brasil já estão adaptando os serviços para as datas da competição (junho e julho de 2014), especialmente nos voos para as doze cidades-sede (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e os aeroportos vizinhos. A Anac vai analisar os requerimentos das diferentes companhias aéreas e vai publicar os resultados da malha definitiva no dia 15 de janeiro, e também prometeu disponibilizar aeroportos e bases aéreas alternativas para o estacionamento de aviões.

A TAM solicitou mudar 40% dos voos durante a Copa do Mundo, entre eles o aumento de seis voos para Cuiabá e quatro para Fortaleza. Desde a companhia dizem que o aumento no tráfego aéreo vai ficar muito carregado em alguns destinos e horários, mas que vão perder muitos passageiros que viajam a negócios, que habitualmente pagam mais pelas passagens, e também os que se deslocam por lazer, pois o brasileiro não vai ir de férias nesses dias para poder assistir aos jogos, e que a faturação vai se ver ressentida. Mas falam de outro tipo de benefícios, pois a Copa do Mundo pode ser ótima para o reclame do país, consolidando o Brasil como destino turístico, trazendo viajantes a longo prazo e melhorando a competitividade da companhia. Porém, a complexidade de coordenar a totalidade dos trilhos diários da TAM durante o evento não é tarefa fácil.

A Avianca também fala de uma diminuição dos viajantes brasileiros durante os jogos da seleção brasileira, já que os adeptos não vão se deslocar a outros destinos, unicamente ao estádio em que jogue a seleção brasileira ou ficarão na casa, vendo os jogos na tv. A Azul Linhas Aéreas, a terceira maior companhia aérea no Brasil, tinha comunicado que ainda estava tentando fazer mudanças na malha aérea para a Copa do Mundo, mas já anunciou trocas em sua estrutura corporativa para melhorar os serviços e se adaptar à sua expansão corporativa. Quem compra passagens da American Airlines também pode achar novidades muito interessantes. De fato, a companhia aérea apresenta melhoras e lança o check-in online no Brasil para agilizar os serviços, reforçando valores como conforto e flexibilidade. Estas nova facilidades também prometem reduzir os tempos de espera nos terminais dos aeroportos.

Mas será que o setor hoteleiro e os serviços de mobilidade urbana nas cidades-sede estão prontos para a Copa do Mundo? Em algumas das cidades-sede estima-se que é muito maior o número de passagens de avião e bilhetes que vão se vender para os jogos do que quartos vagos disponíveis na região. Além disso, de que jeito vão as autoridades competentes evitar os engarrafamentos, especialmente nas áreas imediatas aos estádios? Vai terminar tudo em colapso dos serviços de transporte público?”

Este é um post patrocinado.

Deixe uma resposta