O Campo de Concentração de Sachsenhausen é um dos poucos Campos abertos a visitação na Alemanha. Para quem deseja conhecer de perto essa parte sombria da história da humanidade, pode visitar o local partindo de Berlim. Ele fica na cidade de Oranienburg, a menos de uma hora de trem da capital.
O Campo de Concentração de Sachsenhausen foi construído em 1936 e funcionou até 1945 sob o regime nazista. Devido à proximidade do Campo com a capital, Sachsenhausen foi pensado para ser um Campo modelo, onde os oficiais do partido de Hitler eram “formados” para levar para outros Campos o que estudavam na prática.
Sachsenhausen, então, serviu como local de prisão, trabalho escravo e extermínio de judeus e outras minorias étnicas durante a II Guerra Mundial. Cerca de 200 mil vítimas foram aprisionadas só lá. Destas, metade morreu de desnutrição, doenças, maus tratos e frio extremo e milhares de outras foram assassinadas por fuzilamento, experimentos médicos e em câmaras de gás.
Dentro do que era o Campo, hoje ainda é possível ver boa parte das instalações conservadas. Ao longo da visita, o visitante passa pelas áreas onde os prisioneiros trabalhavam, onde dormiam, onde eram torturados, assassinados e cremados. Em vários locais, o turista se defronta com monumentos, homenagens e memoriais aos mortos.
Próximo à Estação Z existe uma placa com o seguinte dizer de um prisioneiro que sobreviveu ao massacre em Sachsenhausen: “E eu sei de uma coisa mais – que a Europa do futuro não pode existir sem comemorar todos aqueles que, independentemente da sua nacionalidade, foram mortos na época com total desprezo e ódio, que foram torturados até a morte, que morreram de fome, morreram em câmaras de gás, que foram incinerados e enforcados…”
Um depoimento na Internet sobre visitar o local diz: “Visitar um Campo de Concentração não é turismo mórbido e nem contemplação da dor. É tornar público tudo o que aconteceu para que nunca nos esqueçamos.”
Para quem tiver interesse em visitar, aqui vão as orientações:
Como chegar?
De Berlim pegue a linha S1 do trem sentido Oranienburg e desça na última parada. Lá, pegue um ônibus do outro lado da rua ou siga as placas pelo caminho e chegue a pé em 15 minutos.
Quanto tempo preciso?
Reserve pelo menos duas horas para conhecer o lugar.
Entrada?
É gratuita, mas vale a pena alugar o áudio-guia pra ouvir as explicações pelo caminho.
Horário de funcionamento?
14 de março a 15 de outubro: diariamente das 8h30 às 18h
15 de outubro a 14 de março: diariamente das 8h30 às 16h30
Ola, eu visitei Oraniensburg e o campo de concentração. O ar e ambientes são enormemente pesados, impressionante. Inesquecível. Sem mais comentários.
Boa noite, estou criando coragem para conhecer, seu trabalho está de parabéns.
Oi Junior, obrigada! A visita ao Campo é pesada, mas vale a pena. Um abraço! Juliana
Gostaria de saber quanto tempo demora a viagem de trem saindo de Berlim
Oi Ivelize! O trajeto dura menos de uma hora. Beijos
Parabéns pelo trabalho. Muito bom; um texto leve para um assunto tão angustiante!
Gostaria de saber se há limite de idade para visitante. Tenho um neto de 13 anos; ele poderia entrar? Muito obrigada.
Oi Marinete! Tudo bem? Obrigada. Pelo que vi no site do Campo de Concentração, a entrada só é proibida para animais. Não encontrei nenhuma informação sobre limite de idade para visitantes, mas acredito não ter problema porque o local é aberto mesmo, não tem nenhuma catraca ou algo semelhante. Espero ter ajudado! Boa viagem, um beijo. Juliana
Boa tarde,
é possível visitar o Campo de Concentração em uma manhã (chegando 8h30) e retornar a Berlim antes de 14h? Obrigada!
Oi Thaina! Acredito ser possível sim. Lá é bem grande, mas uma manhã é suficiente pra conhecer. Beijos!
Gostei muito de incluir o campo-de-concentracao-de-sachsenhausen como visita obrigatorio no meu roteiro pela Alemanha….
A viagem de trem/metro foi sensacional… ver os bairros/cidades/suburbios entre Berlim e aquela cidade foi bem interessante…como nosso país é diferente.
Ao descer na estação, fomos caminhando até o campo de concentração e foi super tranquilo encontrar o local..até porque é só observar a quantidade de pessoas caminhando na mesma direção…
O local é super bem conservado, o pequeno café/lanchonete as pessoas foram atenciosas e o lugar é HISTORIA pura… apesar de todo o sofrimento envolvido naquele local.
Boa noite, gostaria de saber se a visita ao campo é permitida no dia 25/12.
É porque chego em Berlim dia 24 a tarde e sai dia 26 pela manhã. Obrigado.
Oi Leonardo! Pelo que consta no site do Campo de Concentração, o local fica aberto diariamente – apenas o museu não funciona nas segundas-feiras do inverno. Aqui está o link com as informações de funcionamento: http://www.stiftung-bg.de/gums/en/index.htm. Um abraço e boa viagem! Juliana
Pingback: Os lugares incríveis que não conheci – Blog Terminal de Embarque