20 dicas rápidas para viajar melhor

1. Pesquise sobre o destino que vai visitar. Leia dicas de quem já foi para saber o que mais vale a pena conhecer, se precaver contra furadas ou pegar aquela sugestão de restaurante. Informação é o que não falta e quem viaja com dicas na manga aproveita muito mais.

2. Faça um breve roteiro do que quer fazer em cada dia da viagem, mas seja flexível o bastante para não se prender totalmente a ele caso algo legal apareça e mude os planos. As surpresas geralmente rendem momentos especiais!

3. Faça um checklist do que precisa levar e arrume as malas com ele por perto. Assim, você não corre o risco de lembrar do carregador da máquina fotográfica e do voucher do hotel só quando entrar no avião.

4. Você sabia que existe um momento certo para encontrar a menor tarifa para sua passagem? Passagens nacionais de baixa temporada têm seu valor mais em conta entre 25 a 40 dias antes da viagem, enquanto passagens internacionais, de 30 a 60 dias. Quem fez esta pesquisa foi o site Melhores Destinos.

5. Use sites buscadores de passagens aéreas para comparar os preços disponíveis para a data. Algumas opções são o Voopter, o Decolar e o Submarino.

6. Use sites comparadores de preços para fazer a reserva da sua hospedagem pelo menor valor, como o Trivago, por exemplo. Porque pagar mais pelo mesmo hotel?

7. Se for se hospedar em albergue, leve em conta 1) a localização, 2) se os quartos são mistos ou separados por sexo, 3) quais são as referências de outros viajantes que já ficaram nele (disponível no TripAdvisor) e 4) quais são os serviços que ele disponibiliza (café da manhã, lavanderia, transfer etc).

8. Quando for dormir em albergue, saiba que é preciso fazer a sua própria cama quando chegar, levar a sua própria toalha de banho e, em muitos casos, preparar a sua refeição na cozinha. Ter uma lanterna e um tapa olho em mãos é muito útil.

9. Em voos internacionais (e domésticos que passam por terminais internacionais) é proibido levar a bordo líquidos em frascos acima de 100 ml. A medida é lei desde 2006.

10. Em viagens longas de avião, ajude seu corpo a se recuperar melhor dos efeitos do jet lag tomando algumas atitudes, como dormir no avião conforme o horário da noite do destino e se expor à luz do sol caso desembarque de dia.

11. Almofada de pescoço, tapa-olho e um lenço de pescoço que sirva de cobertinha não são frescuras e ajudam e muito no conforto no voo.

12. Nunca estreie um calçado em uma viagem. Use-o durante alguns dias antes de embarcar para amaciá-lo e, se por acaso ele não se mostrar confortável, nem deve ir para a mala.

13. Vai visitar museus? Verifique o horário de funcionamento antes de ir – geralmente museus são fechados às segundas-feiras.

14. Lojinhas de souvenir existem aos montes, mas se gostou de alguma coisa leve na hora. Pode ser que você não encontre a mesma lembrancinha lá na frente.

15. Pretende dirigir no destino que vai visitar? Basta solicitar no Detran a PID – Permissão Internacional para Dirigir. Ela nada mais é do que a tradução da CNH para outros seis idiomas.

16. Não tenha medo de puxar conversa com os locais. Eles geralmente têm coisas interessantes a dizer.

17. Não tenha medo também de provar a culinária local. Ela faz parte da cultura do país e não há nada mais delicioso do que conhecer um destino pelo paladar.

18. A tecnologia está a favor dos viajantes. Se for usar o smartphone na viagem, baixe aplicativos como o Google Translate, Conversor de Moedas e o Wi-fi Finder antes de embarcar. Este último mostra os pontos de internet pagos e gratuitos mais próximos de você em 144 países. Ele funciona offline, é só baixar o app uma só vez enquanto estiver online e depois ele estará disponível não importa a conexão.

19. É fotomaníaco e vai viajar por um longo período? Uma boa ideia para não precisar de um computador para descarregar as fotos é ter um Photo Safe, um aparelho portátil (tem o tamanho de um HD externo) que transfere as fotos da máquina fotográfica para sua memória e deixa o cartão livre de novo para ser preenchido.

20. Para não passar pela frustração de perder fotos de viagens, faça backup do computador, salve as fotos em HD externo, DVD ou armazenamento em nuvem e até imprima as melhores.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s