Localizada no privilegiado litoral caribenho do México, Tulum é beleza rara! Como se o mar azul turquesa não bastasse para encher os olhos, uma coleção de ruínas da antiga civilização maia margeia a beira da praia. É uma combinação única de natureza cinematográfica e história a olho nu.
Tulum foi uma das últimas cidades construídas e habitadas pelos maias, serviu prioritariamente como um porto. Suas construções datam do fim do século 13 e foram erguidas sob um penhasco de 12 metros ao longo da costa.
O sítio arqueológico de Tulum é o terceiro mais visitado dos 32 mil existentes no México. Ao contrário do de Chichén Itzá, o acesso às ruínas de Tulum é fácil. De carro, são 2 horas a partir de Cancun ou 45 minutos a partir de Playa del Carmen. Da Rodovia, é só seguir as placas que indicam ‘Zona Arqueologica’ e, quando chegar, seguir 1 km adentro em direção ao litoral.
Dica: Alugar um carro pra fazer um one-day-trip pra Tulum é uma boa opção. Quem não quiser pegar carro, tem a opção de ir de ônibus ou de van que saem destes dois destinos várias vezes ao dia.
Durante o passeio pelas ruínas o diferencial de Tulum logo aparece: o mar. Ela é a única zona arqueológica estabelecida na beira da praia. E que praia, hein?!
Já com o pé na areia, é possível alugar equipamentos de mergulho (snorkel e pé de pato) e contratar um passeio de barco pra ver Tulum de um ângulo especial. A última foto do post mostra ‘El Castillo’, a maior das construções da antiga cidade, vista do mar.
É bom saber…
- O sítio arqueológico de Tulum abre diariamente das 8h às 17h.
- É preciso pagar entrada (cerca de US$ 5) e estacionamento (cerca de US$ 8) se estiver de carro.
- Se quiser fugir da muvuca, vá de manhã cedo.
- Apesar de Tulum ser indicada para um bate-volta, é possível se hospedar por lá em bangalôs na beira da praia ou em hotéis mais simples na cidade.
Quem morava nessas ruínas tinha muito bom gosto. Paraíso ! Vou querer conhecer quando for pra região.