Como planejar uma visita ao Museu do Louvre

O Museu do Louvre é um dos maiores e mais famosos museu do mundo. Lá ficam algumas das obras de arte mais emblemáticas do planeta, como a Mona Lisa, Vênus de Milo e Vitória de Samotrácia. Localizado na capital francesa, o Louvre é um must do de Paris e ai de quem for para lá e não dedicar pelo menos 3 horinhas para conhecê-lo.

Por ser imenso (tem mais de 60 mil m²), ter muito o que ver (possui cerca de 35 mil obras em exibição permanente de um acervo de 380 mil itens) e estr praticamente sempre cheio, o mais indicado a fazer é planejar a visita antes de ir para conseguir aproveitar bem o passeio. Para isso, é preciso ter uma noção da divisão das alas, dos departamentos e saber onde se encontram as principais obras ou aquelas que você mais tem vontade de ver. Desta forma você garante que não vai passar batido pelos masterpieces.

Visita ao Museu do Louvre

Visita ao Museu do Louvre

Visita ao Museu do Louvre

Divisão do Museu

O Museu do Louvre tem 5 andares e é dividido em 3 alas: Denon, Sully e Richelieu. As obras estão divididas em 8 departamentos: Arte grega, romana e etrusca | Arte islâmica | Artes decorativas | Antiguidades do Oriente Próximo | Antiguidades egípcias | Esculturas | Gravuras e desenhos | Pinturas.

Nesse link aqui você entra em um mapa interativo do museu e consegue visualizar quais departamentos estão em cada ala e em qual andar. Quando já estiver na página do mapa, clique em ‘Enter the museum’ e navegue pelos andares.

 Obras mais visitadas

Mona Lisa – A mais famosa de todas as obras da história foi pintada por Leonardo Da Vinci entre 1503 e 1506. Tirar uma foto dela não é tarefa fácil, como você pode ver. No Museu, ela fica localizada no 4º piso no departamento Pinturas.

Visita ao Museu do Louvre

Vênus de Milo – A estátua grega da deusa do amor é outro ícone do Louvre. Acredita-se que ela foi esculpida no século 2 a.C. e seu autor é desconhecido. Sua localização no Museu é 3º piso (que é o andar da entrada principal do Louvre pela pirâmide) no departamento Arte grega, romana e etrusca.

Visita ao Museu do Louvre

Vitória de Samotrácia – A estátua que representa a deusa Nice mensageira da vitória também data do século 2 a.C., mas só foi descoberta no século 19. Ela fica exposta em uma posição de destaque no alto de uma escadaria no departamento Arte grega, romana e etrusca, no 3º piso. O detalhe na foto mostra uma moça desenhando a estátua, cena bem comum por lá e em outros grandes museus.

Visita ao Museu do Louvre

Psiquê revivida pelo beijo de Eros – A estátua em mármore feita pelo italiano Antonio Canova em 1787 mostra uma garota chamada Psiquê (Alma) sendo reanimada pelo beijo do Eros, o Cupido. Ela também fica no 3º piso no setor Arte grega, romana e etrusca.

Visita ao Museu do Louvre

Sarcófagos – Ainda no 3º piso ficam as Antiguidades egípcias. Tudo por lá vale ouro, portanto não tenha pressa em passar pelas salas. Múmias, papiros, a estátua de Ramsés II e outras preciosidades enchem o Museu de história.

Visita ao Museu do Louvre

Horários de funcionamento

Segunda-feira, quinta-feira, sábado e domingo: 9h às 18h
Quarta-feira e sexta-feira: 9h às 21h45
Terça-feira: fechado
Feriados (1/jan, 1/mai, 11/nov e 25/dez): fechado

Ingresso

Aduto: € 12
Até 18 anos: entrada gratuita
De outubro a março: entrada gratuita a todos os visitantes no primeiro domingo do mês

Anúncios

Um comentário sobre “Como planejar uma visita ao Museu do Louvre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s