Moinho de vento para visitar em Amsterdã

Quando visitei Amsterdã imaginei que viria moinhos de vento aos montes cidade e, ainda por cima, girando e girando. Mal eu sabia que ver um seria difícil e ainda mais funcionando. A Holanda é até hoje um país gerador de energia eólica, mas os moinhos de vento classicões como eu esperava ver quase não existem mais no país. Com o tempo eles foram sendo substituídos por aparelhos mais modernos e eficientes, os chamados aerogeradores ou turbinas de vento.

São poucos os moinhos antigos que resistiram ao tempo e que continuam de pé. Em Amsterdã e arredores ainda existem oito segundo o site Windmill World. No blog do brasileiro Ducs que mora em Amsterdã, ele lista três na capital. Quando eu estive na cidade, soube apenas do Molen van Sloten (em inglês, The Sloten Windmill), que foi o que visitei e que acabou sendo uma grata surpresa!

Moinho de vento Amsterdã

Sobre o Molen van Sloten

O Molen van Sloten não é só um moinho fotogênico esperando pra ser clicado. Ele funciona! Você pode entrar, subir até a plataforma, receber explicações de voluntários entusiasmados, visitar um museu, uma lojinha e ainda tomar um café. É uma visita completa que dá ainda mais sentido conhecer de perto uma parte tão importante da cultura do país. Ele é o único moinho aberto ao público diariamente em Amsterdã das 10h às 17h (exceto em 1/jan, 26/abr e 25 e 26/dez). A entrada custa € 8.

Moinho de vento Amsterdã

Moinho de vento Amsterdã

Moinho de vento Amsterdã

Como chegar

Ele fica bem afastado do centro, é preciso pegar um bonde até a última estão da linha 2 (a Nieuw Sloten) e caminhar mais um bucado. Descendo na estação, logo você percebe uma Amsterdã completamente diferente da que viu no centro: silenciosa e vazia, mas muito bonita. O caminho até o moinho não é tão claro, é preciso seguir pequenas placas pregadas nas árvores. Bate um medo de se perder, mas no fim as indicações levam pro lugar certo. O percurso é longo (levei 1 hora pra chegar), mas o cenário pitoresco faz o tempo passar rápido. As casinhas em estilo holandês com canteiros floridos e bicicletas encostadas na calçada deram ainda mais charme ao passeio!

Moinho de vento Amsterdã

Onde ver mais moinhos na Holanda

Se é aquela cena de uma série de moinhos que você está procurando, a cidade que você precisa visitar é Kinderdijk. Lá fica a maior concentração de moinhos de vento na Holanda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s