Checklist para viagem de carro

viagem de carro

Quem for pegar a estrada precisa estar atento àqueles eternos cuidados para não correr riscos de estragar a viagem antes mesmo dela começar. Antes de tirar o carro de casa, não deixe de dar uma geral no veículo, de descansar bem e separar um kit sobrevivência para não passar nenhuma necessidade. Partiu estrada?

1. Em primeiro lugar, documentos. Parece bobagem, mas tem gente que só descobre que a carteira de motorista venceu quando passa em uma blitz. Quem nunca ouviu uma história assim? Checar com antecedência se o documento do carro e a CNH do motorista estão em ordem dá condições de ajeitar as coisas a tempo se for preciso.

2. É imprescindível fazer um check-up do carro. Confira o nível do óleo, o fluído de freio, veja se os pneus estão em bom estado e calibrados (inclusive o estepe); se os faróis, lanternas e setas não estão queimados; se o limpador de para-brisa está fazendo o serviço direitinho e se o seu reservatório tem água; cheque a validade do extintor de incêndio (e descubra de uma vez por todas como usar!) e tenha certeza de que está levando as ferramentas para trocar pneu, caso no meio do caminho um azar desse aconteça.

3. Crianças com até 7 anos precisam viajar na cadeirinha ou assento de elevação. Além de seguro, é lei! Saiba como escolher o equipamento ideal aqui.

4. Seu cachorro ou gatinho vai junto? Não deixe ele solto. A caixa de transporte pode não ser o lugar mais divertido, mas é o mais seguro. Tem ainda a opção de colocá-lo em um cinto de segurança animal – sim, isso existe! Tem para comprar no site Vilarejo Pet.

5. Tente montar o quebra-cabeça do porta-malas direitinho pra não precisar deixar nenhuma bagagem no interior do carro. Além de ocupar espaço precioso dos passageiros, ela pode sair do lugar em alguma freada brusca ou buraco e machucar alguém. Bagagens só no bagageiro.

6. Você, motorista, trate de dormir bem na noite anterior, não beber pelo menos um dia antes e nem comer comidas pesadas na véspera. Aliás, isso vale para todos! Viajar se sentindo bem é essencial.

7. É sempre bom conferir a previsão do tempo antes de pegar a estrada. Vai que tem um temporal esperando para cair bem por onde você vai passar? Neste caso, o melhor seria adiar a data de saída. Se não der, considere parar o carro em um posto ou lugar seguro até o tempo ruim passar.

8. Por último, prepare um kit de comes, bebes, entretenimento e utilitários pra deixar as horas de estrada mais confortáveis. Frutas, lanches leves e água gelada são sempre boa escolha. É legal também levar guardanapos, cds, livro ou tablet e brinquedos para as crianças. Não se esqueça de ter em mãos um mapa ou GPS, dinheiro trocado para os pedágios e aquele papel higiênico amigo.

No mais, a cada três horas faça uma parada para o motorista relaxar, para todos esticarem as pernas e para fazer um pit-stop no banheiro (inclusive os pets). Nunca é demais lembrar: use cinto de segurança (o pessoal do banco de trás também, hein?!) e só ultrapasse com segurança. Tudo pronto? Carro na estrada e boa viagem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s