Nestes anos de blog já fiz vários posts com dicas amadoras de fotografia para viagens, como por exemplo este aqui (Como fotografar pessoas em viagens), este outro (Ideias de fotografia para viagem) e mais este (Fotos legais para tirar na praia). O post de hoje não foge desse assunto, mas é sobre quando NÃO tirar fotos durante uma viagem. Como assim, Ju? Eu explico.
Além das situações óbvias onde fotografar é proibido – seja por lei ou por bom senso, como em museus que pedem esta postura ou em cerimônias religiosas em sinal de respeito, existe uma terceira ocasião onde não rola tirar foto. São aqueles momentos únicos, aquelas frações de segundo que você tem a chance de presenciar uma só vez e que você sabe que, por mais que insista, a foto não vai ficar legal, sabe?
É aquele sol sensacional que está se pondo enquanto você passa por uma estrada e que, claro, vai sair borrado na foto se você tentar… É aquela queima de fogos coloridérrima, mas que na foto sai um pontinho de luz… Ou ainda aquele bicho selvagem que está looonge de você e que na foto sai tão mais longe que quase não aparece.
Vai dizer que nunca passou por isso?! Eu já fiz altas mancadas dessas. Só pra citar uma: Estava eu em um barco na Nova Zelândia fazendo um passeio quando o piloto grita e aponta “uma baleia!”. Eu, mais do que depressa, saquei minha máquina da case e mirei pro alvo. Adivinha? Enquanto eu procurava a baleia pra enquadrar, ela apareceu em outro lugar e eu só ouvi o “ohhh!” do resto do barco. Quando tirei o olho da máquina tudo já tinha passado e a bestona aqui perdeu . Puó puó puó…
Então fica aqui o meu conselho, amigo… Nestas ocasiões, registra o momento só na memória! Até hoje eu sigo sem nunca ter visto uma baleia.
Demais essa dica !