Transporte de líquidos no avião. Quais são as regras?

É permitido levar shampoo, cremes e afins na bagagem de mão do avião em voos nacionais e internacionais, mas as condições são diferentes. Em voos domésticos, é permitido carregar estes produtos livremente, já em voos para fora do Brasil é preciso seguir a norma internacional para transporte de líquidos – incluindo gel, pasta, creme e aerosol.

Normas Líquidos Bagagem de MãoO que diz a norma? Os produtos devem estar em frascos de até 100 ml guardados em uma embalagem plástica vedada e transparente de até 20 x 20 cm (pode ser uma necessaire transparente, por exemplo). Produtos com capacidade acima de 100 ml não são embarcados mesmo que parcialmente cheios.

Atenção! Apesar da restrição existir apenas para voos internacionais, voos domésticos que utilizam o salão de embarque internacional também estão sujeitos às regras. A medida também vale para passageiros com destino ao exterior que fizerem escalas nacionais.

Há uma única exceção: Líquidos comprados em free shops ou a bordo do avião podem exceder os limites estipulados, desde que carregados em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra (a data deve ser a mesma do início do voo).

 

Anúncios

16 comentários sobre “Transporte de líquidos no avião. Quais são as regras?

    • Pode sim levar perfumes e outros produtos na própria embalagem na bagagem de mão sem problemas tanto para voos domésticos ou internacionais. Para voos nacionais não tem restrição de quantidade, já em voos internacionais o permitido a bordo é só 100 ml.

  1. Olá. Li que para viagens com destino aos EUA é proibido levar na bagagem de mão, mesmo que acomodados nos frascos de 100ml, creme dental, loções de qualquer tipo, perfumes, géis e desodorantes, inclusive semelhantes comprados no Free Shop. Saberia me informar se para a Europa há essas restrições e devo despachar esses cosméticos na bagagem de porão também ou algum deles é possível levar comigo na bagagem de mão?
    Obrigada!

    • Oi Ester! Eu não conheço esta regra que restringe o transporte destes produtos em babagem de mão para os EUA. Que eu saiba, a norma é internacional e diz que é permitido levar líquidos, geis, aerossóis e afins em embalagens de até 100 ml na bagagem de mão. O restante deve ser despachado. Beijos

    • Oi Leda! Você pode sim despachar os cosméticos na mala. Caso queira levá-los na bagagem de mão, não há restrições para voos nacionais. Já para voos internacionais é preciso seguir a norma, não ultrapassando o limite de 100 ml por produto. Beijos, Juliana

  2. Pingback: Dia das Mães: Sugestões de presentes para mães viajantes – Terminal de Embarque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s