Transporte de líquidos no avião. Quais são as regras?

É permitido levar shampoo, cremes e afins na bagagem de mão do avião em voos nacionais e internacionais, mas as condições são diferentes. Em voos domésticos, é permitido carregar estes produtos livremente, já em voos para fora do Brasil é preciso seguir a norma internacional para transporte de líquidos – incluindo gel, pasta, creme e aerosol.

O que diz a norma? Os produtos devem estar em frascos de até 100 ml guardados em uma embalagem plástica vedada e transparente de até 20 x 20 cm (pode ser uma necessaire transparente, por exemplo). Produtos com capacidade acima de 100 ml não são embarcados mesmo que parcialmente cheios. A soma dos frascos não deve ultrapassar 1 litro.

Atenção! Apesar da restrição existir apenas para voos internacionais, voos domésticos que utilizam o salão de embarque internacional também estão sujeitos às regras. A medida também vale para passageiros com destino ao exterior que fizerem escalas nacionais.

Há uma única exceção: Líquidos comprados em free shops ou a bordo do avião podem exceder os limites estipulados, desde que carregados em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra (a data deve ser a mesma do início do voo).

Anúncios

47 comentários sobre “Transporte de líquidos no avião. Quais são as regras?

  1. Oi moro no Rio de Janeiro estou indo ter meu bb em Porto Alegre, e estou querendo levar as coisas de higiene do bb coisas como álcool comum álcool 70 ,shampoo condicionador perfume, e pomada posso levar essas coisas na bagagem despachada no avião?

    • Oi Sandra! Pode levar sim todos esses líquidos na bagagem despachada. Você poderia até levar na bagagem de mão se quisesse, já que o voo é nacional. A restrição de 100 ml por produto na babagem de mão só é válida para voos internacionais. Colei abaixo o que está escrito sobre isso no site da ANAC. Felicidades!

      Qual o limite de líquidos de higiene pessoal em bagagem de mão?
      A princípio, itens em forma líquida e pastosa, como shampoos, condicionadores, cremes hidratante, etc não possuem restrição de transporte em bagagem de mão para voos domésticos (em voos internacionais há restrição de líquidos até 100ml).

      Ressalva-se, contudo, que, conforme Resolução nº 207/2011, aerossóis e atomizadores não poderão ser transportados em bagagem de mão, salvo se forem de uso médico ou de asseio pessoal (como desodorantes, perfumes, espuma de barbear). Porém, mesmo no caso de aerossóis de uso pessoal, estes somente podem ser levados na bagagem de mão na quantidade de até 4 frascos por pessoa, sendo que cada frasco deverá observar o limite de 300ml ou 300g. Caso o interesse seja transportar os itens de higiene em questão em bagagem despachada, também há restrições para aerossóis como sprays de cabelo, perfumes, colônias, gel de barbear, repelentes, desodorantes etc. Devem ser observados os seguintes limites:

      • Não mais do que 0,5 Kg ou 0,5 L por artigo.

      • Válvulas devem ser protegidas para prevenir a liberação do conteúdo.

      • Não mais do que 2 kg ou 2 L no somatório de todos os artigos.

      A referida Resolução ANAC nº 207/2011 pode ser acessada em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/resolucoes/resolucoes-2011/resolucao-no-207-de-22-11-2011

  2. Olá Juliana, estou indo para a Argentina e pelo que li aqui no blog, posso levar todos os cosméticos, afins e quantidade necessária, logico, na mala despachada, sem restrição. E se por acaso levar alguma coisa na bagagem de mão, pode até 100MLs por produto, com máximo total de 1L e em uma necessaire transparente, certo?

  3. Olá, Juliana, tudo bom? Estou indo para Portugal no final deste mês e, apesar de ler em vários sites sobre o que pode ou não ser transportado nas bagagens de mão e despachada, acabei ficando com dúvidas. Pelo que entendi, na bagagem despachada posso levar cremes, shamppo, pasta dental, sabonete líquido, etc, de qq tamanho, desde que sejam mantidos, preferencialmente, nas embalagens originais e acondicionados em necessaires transparentes. Na bagagem de mão posso levar maquiagem (rímel, batom, etc), creme para mãos e filtro solar desde que essas embalagens não ultrapassem 100ml e que estejam acondicionados em embalagens transparentes. É isso mesmo? Agradeço desde á sua atenção!!

    • Oi Rita! É isso mesmo, na bagagem despachada você pode levar qualquer tipo de líquido em qualquer tamanho de embalagem. O cuidado é só com a bagagem de mão, a que vai dentro da cabine do avião com você. Neste caso, os líquidos (considerando também gel, desodorante, maquiagem líquida etc), devem estar em embalagens de até 100 ml. Mesmo que você tenha uma pasta de dente tamanho 150 ml, por exemplo, e que esteja quase acabando, não pode. A embalagem deve ser de no máximo 100 ml. Espero ter ajudado e desculpe a demora em responder! Um bjo

  4. Olá minha é o seguinte vou para Foz do Iguaçu , desodorante aerosol, shampoo , condicionador precisa ser o frasco de 100ml ou pode ser no frasco original ? Grata

    • Oi Valéria. Se o frasco original tiver até 100 ml de tamanho, pode ser transportado na bagagem de mão sem problemas. Se for maior do que 100 ml, precisa ser despachado na mala mesmo a embalagem não estando cheia. Abraços, Juliana

  5. Olá, estou indo de mudança do Pará pra São Paulo, gostaria de saber se posso levar shampoo, creme, desodorante, perfume, leite de rosas, pasta de dente, entre outros cosméticos na mala despachada sem restrição…

  6. ola moro na paraiba é vou viajar pra são paulo é gostaria de levar alguns perfumes é hidratantes para presentear meus familiares posso despachar ou tem restrições de quantidades de liquido .

  7. Boa noite!
    Minha dúvida é: em voo nacional posso levar produtos de higiene e líquidos (desodorantes, creme dental, enxaguante para lente de contato, etc) na bagagem de mão, na própria embalagem sem limitação de quantidade? Ou tenho que transferir para embalagens de até 100 ml e transparentes? Obrigada!

  8. Olá, irei para o Chile… Costumo utilizar aquele desodorante “rexona clinical” eu posso leva-lo sem problemas ou ele entra naquela restrição do frasco transparente de 10ml? E com relação ao meu pó facial, sombras… posso leva-los sem problemas? Abraços e sucesso.

    • Oi Amanda! Produtos em pasta, como é o caso dos desodorantes, também entram nesta restrição apesar de não serem exatamente líquidos. Quanto à maquiagem em pó, não há problema nenhum em transportá-las. Beijos, Juliana

  9. Vários e vários sites e nenhum tirou minha dúvida, nenhum diz sobre líquidos na bagagem despachada de voos domésticos.
    Gostaria de saber se no mesmo terei que por em uma embalagem plástica com fecho?(bagagem despachada em voou doméstico)

    • Oi Valéria! Esta lei sobre o transporte de líquidos em bagagem de mão vale para voos internacionais e voos nacionais cujo embarque no aeroporto é feito em área internacional. É uma situação atípica, mas pode acontecer. Fora isso, voos nacionais não entram nesta restrição. Beijos, Juliana

  10. Oi, e quanto a alimentos? Gostaria de levar algumas coisas como feijão, café… Para Buenos Aires. Pode ser tudo despachado sem restrição na bagagem de porão?
    Obrigada

    • Pode sim levar perfumes e outros produtos na própria embalagem na bagagem de mão sem problemas tanto para voos domésticos ou internacionais. Para voos nacionais não tem restrição de quantidade, já em voos internacionais o permitido a bordo é só 100 ml.

  11. Olá. Li que para viagens com destino aos EUA é proibido levar na bagagem de mão, mesmo que acomodados nos frascos de 100ml, creme dental, loções de qualquer tipo, perfumes, géis e desodorantes, inclusive semelhantes comprados no Free Shop. Saberia me informar se para a Europa há essas restrições e devo despachar esses cosméticos na bagagem de porão também ou algum deles é possível levar comigo na bagagem de mão?
    Obrigada!

    • Oi Ester! Eu não conheço esta regra que restringe o transporte destes produtos em babagem de mão para os EUA. Que eu saiba, a norma é internacional e diz que é permitido levar líquidos, geis, aerossóis e afins em embalagens de até 100 ml na bagagem de mão. O restante deve ser despachado. Beijos

    • Oi Leda! Você pode sim despachar os cosméticos na mala. Caso queira levá-los na bagagem de mão, não há restrições para voos nacionais. Já para voos internacionais é preciso seguir a norma, não ultrapassando o limite de 100 ml por produto. Beijos, Juliana

  12. Pingback: Dia das Mães: Sugestões de presentes para mães viajantes – Terminal de Embarque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s