Ilhas Canárias: Lanzarote e Fuerteventura

Canarias-03

As Ilhas Canárias são um pequeno paraíso insular localizado ao largo da costa da África, mais ou menos em frente ao país Mauritânia. As ilhas pertencem à Espanha e, por isso, são conhecidas como um pedacinho da Europa no mar africano. O lugar é opção de destino para europeus que procuram no inverno escapar dos dias de frio, chuva e neve do seu continente em busca de momentos ensolarados na natureza selvagem.

Normalmente as Ilhas Canárias são vistas como destino de grande fluxo turístico, com seus hotéis construídos lado a lado e seu calendário animado de fiestas populares. Mas vale lembrar que o arquipélago é composto por sete ilhas e há algumas delas onde nada disso existe.

Lanzarote e Fuerteventura estão nesta lista. As ilhas são as mais próximas da costa africana e estão interligadas por uma rota de ferry, o que torna fácil e rápido viajar de uma para a outra.

Lanzarote é um fenômeno paisagístico! A ilha foi arrasada por uma devastadora erupção vulcânica no século XVIII e uma segunda, um pouco mais fraca, em 1824. Como consequência, se tornou uma superfície morta, sem vida, que apenas agora começa a registrar os primeiros sinais de vida. Esta condição torna Lanzarote um importante local de estudos, sendo o único lugar onde cientistas podem estudar de forma natural o processo da evolução da vida em meio terrestre.

Canarias-05

A ação violenta do vulcão refletiu também na qualidade de vida da população local, que foi obrigada pelo Rei da Espanha a não abandonar a ilha com receio de que o despovoamento abrisse as portas a outra nação colonizadora, como a Inglaterra. Como consequência, os habitantes foram forçados a viver em um mundo coberto de cinzas durante meses, se não anos.

Apesar do ambiente hostil, há muito o que fazer em Lanzarote. A ilha está repleta de cones vulcânicos e campos de lava – um sonho para amantes da geologia e de trilhas selvagens. Há também as praias de água cristalina e as típicas aldeias brancas de influência espanhola.

Canarias-04

A uma hora de barco de Lanzarote está Fuerteventura. Apesar de a natureza vulcânica estar também presente na ilha, a paisagem tem outro destaque: é como se um pedaço do deserto do Sahara tivesse emergido no meio do mar. Em Fuerteventura há montanhas desérticas, oásis de palmeiras, campos de dunas, camelos e maravilhosas praias para relaxar.

Canarias-02

Nas áreas mais remotas da ilha existem aldeias encantadoras, cheias de histórias. Destaque para a distante Cofete, aonde se chega depois de dirigir por 20 km em uma estrada de terra e onde a praia se perde de vista. Outro ponto alto é a Villa Winter construída ao pé das impressionantes montanhas vulcânicas. A aldeia foi erguida por um espião nazista antes do início da Segunda Guerra e usada durante o conflito como base de apoio secreta aos submarinos alemães.

Canarias-01

Dicas práticas para visitar as Ilhas Canárias

A melhor época do ano para conhecer as Canárias é no inverno – sobretudo se está viajando pela Europa e quer deixar um pouco de lado o clima frio do continente. O bacana é que é super rápido e fácil viajar até lá: você pode conferir no buscador Rumbo quais os voos mais econômicos para as Ilhas Canárias.

Para circular pelas ilhas o indicado é alugar um carro, que pode ser transportado de barco de uma ilha para outra. Além de os preços serem muito reduzidos na baixa temporada, o governo espanhol isenta de impostos os combustíveis nas Canárias, o que torna a locomoção ainda mais barata. A variedade de ofertas de acomodação é infinita e, assim como todos os outros serviços do arquipélago, os preços são incríveis.

texto e fotos | Cruzamundos www.cruzamundos.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s