Muito prazer! Alentejo, Portugal

O turismo em Portugal está em alta! O destino antes deixado “para uma próxima” em viagens a Europa, é um dos queridinhos do momento. Praias, vinícolas e construções medievais estão entre as principais atrações. O país é dividido em regiões e é no Alentejo que ficam algumas das mais bonitas vilas históricas. Ficou curioso em saber mais? Abaixo, o Alentejo em 15 fatos:

1. O Alentejo é a maior região de Portugal, com 27 mil km². Tem praticamente o tamanho de Alagoas, que é um dos menores estados brasileiros.

2. Évora é a cidade mais populosa da região, com 56 mil habitantes.

3. O Brasil é o terceiro maior emissor de turistas para o Alentejo e o primeiro país de fora da Europa nessa lista.

4. O nome Alentejo vem de “além do Tejo”, já que a região está situada depois do rio que leva esse nome em relação à cidade de Lisboa.

5. O Alentejo tem alguns dos melhores vinhos do mundo, incluindo alguns rótulos bem diferentes. Entre eles estão dois vinhos curiosos da Ervideira: o primeiro, o Vinho Invisível, é um vinho branco obtido das lágrimas de uvas tintas, ou seja, das pouquíssimas gotas de suco que a fruta fornece sem ser esmagada; o segundo é o Conde D’Ervideira Vinho da Água, que envelheceu em garrafas mergulhadas nas águas do lago Alqueva.

6. O vinho Pêra-Manca tinto, produzido pela Cartuxa, já recebeu diversas premiações ao longo dos anos.

7. Portugal é um dos maiores produtores de cortiça do mundo e grande parte dos seus sobreiros – árvore que fornece o material – está no Alentejo.

8. A região possui vestígios de mais de 8 mil anos. O Cromeleque dos Almendres, localizado em Nossa Senhora de Guadalupe, é um monumento megalítico formado por 95 monólitos de pedra.

9. O Alentejo tem neve! A vila de Marvão é um dos únicos lugares da região em que pode nevar no inverno. Ela fica ainda mais bonita coberta de branco.

10. Diferentes dos brasileiros, os portugueses não comem muita carne de vaca. Por lá, os peixes (principalmente o bacalhau) são mais abundantes. Mas entre os alentejanos, carne de porco e de cordeiro são muito populares e é possível provar até carnes de caça, como javali e veado.

11. O Alentejo tem uma atração muito sinistra: a Capela dos Ossos, construída com ossos humanos para representar a transitoriedade e fragilidade da vida.

12. É no Alentejo que está um dos maiores lagos artificiais da Europa: o Alqueva.

13. O Alentejo foi o primeiro lugar do mundo a receber a certificação Starlight, da UNESCO, que atesta a qualidade do seu céu para a observação de estrelas.

14. As praias alentejanas são incríveis. Muitos famosos já estão de olho nelas! Comporta, por exemplo, foi destino de férias de Madonna, Maria Sharapova, Marina Ruy Barbosa e Glória Maria. Harrison Ford e Christian Louboutin também são vistos com frequência por lá.

15. Situada às margens do rio Guadiana, a cidade de Mértola tem uma história muito interessante, pois foi uma cidade romana e a capital de um reino árabe.

Com informações do site http://www.turismodoalentejo.com.br

Clique aqui para pesquisar hotéis no Alentejo
Clique aqui para pesquisar passagens para Portugal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s