Guia de viagem para a Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana é um trechinho de litoral na Itália banhado pelo Mar Mediterrâneo. É um cobiçado destino do verão europeu conhecido pelas vilas pitorescas encrustadas na montanha e pela autêntica atmosfera italiana de ter prazer em não fazer nada – o famoso ‘dolce far niente’. Barcos atracados no porto, restaurantes à beira-mar, taças de vinho branco. Esse é o cenário e o espírito ao longo de toda a Costa.

Onde fica?

A Costa Amalfitana fica no sul da Itália, na região da Campânia, mais ou menos entre as cidades de Sorrento e Salerno. Ela se estende por cerca de 40 quilômetros entre os vilarejos de Positano e Vietri sul Mare. Ao todo, 13 pequenos municípios compõem a Costa, sendo os mais procurados pelo turismo Positano, Praiano, Amalfi, Ravello e Maiori.

O que fazer?

Além de simplesmente apreciar a paisagem e respirar os ares do Mediterrâneo, há alguns pontos de beleza natural e construções charmosas que valem a visita. As atrações que merecem uma parada são Fiordo di Furore e Grotta dello Smeraldo (entre Praiano e Amalfi) e as Villas Rufolo e Cimbrone (em Ravello). Quem tem espírito desbravador e gosta de explorar o destino por completo, pode dedicar cada dia para conhecer uma ou duas cidades. Há ainda a possibilidade de fazer passeios de barco pela redondeza, inclusive até a ilha de Capri.

Villa Cimbrone, Ravello

De quanto tempo preciso?

Para conhecer o mínimo da Costa Amalfitana, considere passar pelo menos duas noites por lá. Cinco dias seria o ideal para conseguir curtir o destino sem precisar de um ritmo frenético. Se tiver uma semana, perfetto! Tempo de sobra para turistar e relaxar.

Onde dormir?

Para conhecer a Costa Amalfitana, sugiro hospedar-se em uma das suas cidadezinhas (e não em Sorrento ou Salerno) e fazer dela base para os passeios ao longo de toda a viagem. Como a distância entre as cidades é curta, não há a necessidade de trocar de hotel.

Cada cidade tem suas características e agrada a um público diferente. Portanto, a escolha de onde dormir depende do perfil das pessoas que irão viajar. Aqui está um resumo das cidades mais populares:

Positano tem o visual mais pitoresco da Costa Amalfitana, porém o mais íngreme. É preciso descer (e subir) alguns lances de escada para acessar a praia, os restaurantes e lojinhas. Está entre as cidadezinhas mais caras da Costa pela fama de ser um destino badalado entre jovens e celebridades.

Positano

Hotéis em Positano

Praiano é menos cobiçada do que Positano e a sua outra vizinha Amalfi, por isso é mais em conta. É opção de quem busca um ambiente mais calmo e romântico. Tem diversas opções de restaurantes e sol na praia do início ao fim do dia.

Hotéis em Praiano

Amalfi é a mais central e mais plana cidade da Costa Amalfitana. Tem boa oferta de transporte público e é base para muitos passeios – justamente por isso pode ficar abarrotada de turistas. É comum ser a escolha de famílias e de viajantes que preferem ou precisam evitar escadas.

Hotéis em Amalfi

Ravello é a mais alta e mais quieta cidade de todas. Não dá acesso à praia, mas é dona da vista mais panorâmica da Costa Amalfitana. Jardins impecáveis e ruelas estreitas tornam o destino ideal para viagens a dois – principalmente quando a noite chega e as excursões vão embora.

Villa Rufolo, Ravello

Hotéis em Ravello

Maiori é outra opção muito procurada para viagens com crianças. Tem terreno plano e a praia mais extensa da Costa. É menos pitoresca que os demais vilarejos, mas é mais barata. Tem grande oferta de acomodações e restaurantes.

Hotéis em Maiori

Como se locomover?

Uma estrada bem asfaltada e sinuosa liga os vilarejos da Costa Amalfitana. A maneira mais popular de locomoção entre as cidades é o ônibus (companhia SITA), que percorre todo o litoral. No verão, é comum ficarem lotados. Quem deseja se locomover por conta pode alugar carro (com retirada e devolução em Sorrento ou Salerno). Muitas pessoas não indicam dirigir por lá devido às curvas fechadas. Particularmente não achei perigoso. O problema na alta temporada é a disputa por vagas de estacionamento.

Outra sugestão para não depender do ônibus, mas ter facilidade para estacionar é alugar uma moto – ou uma lambreta italianíssima, se preferir. Estas podem ser alugadas nas principais cidades da Costa. A CNH brasileira é aceita na Itália. Aqui vai um trechinho de como é dirigir/pilotar pela Costa Amalfitana:

Quando ir?

A época do ano mais disputada para visitar a Costa Amalfitana é no meio do ano, quando é verão no hemisfério norte. Os meses de julho e agosto são os mais quentes, mais concorridos e mais caros. Para garantir acomodação na alta temporada, é preciso reservar hotel com bastante antecedência. Para ter opções de escolha, o indicado é começar a pesquisar seis meses antes da viagem.

De abril ao início de junho, o número de turistas é reduzido e o custo da viagem também, sendo esse um período alternativo para visitar a Costa. É quando as flores desabrocham e os dias começam a ficar mais quentes. Setembro é outro mês indicado para quem quer fugir do turismo de massa e ainda pegar os resquícios do verão.

A maioria dos hotéis, restaurantes e lojinhas da região funcionam da Páscoa até o início de novembro.

Como chegar?

Há diferentes opções de meio de transporte para chegar à Costa Amalfitana: carro, ônibus, trem + ônibus, transfer e ferry boat. A escolha vai depender de onde na Itália você vai sair e em qual cidade da Costa vai se hospedar. Por terra e utilizando o transporte público, de maneira geral é preciso chegar até Sorrento ou Salerno e, destas cidades, pegar o ônibus que percorre toda a faixa do litoral.

Anúncios

Um comentário sobre “Guia de viagem para a Costa Amalfitana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s