México projeta nova cadeia de recife de coral artificial

14 de março de 2019 Off Por Juliana Comparin

A cidade mexicana de Progreso, localizada na península de Yucatán, anunciou que está planejando implantar uma cadeia de recife de coral artificial a seis quilômetros da sua costa. O projeto prevê a instalação de 1.400 estruturas circulares de concreto chamadas de Reef Balls, desenhadas para promover o crescimento de plantas marinhas e atrair peixes, moluscos e crustáceos.

A previsão é que em cinco anos as estruturas estejam cobertas de coral e totalmente mescladas com o ecossistema, criando uma zona atrativa para a prática de mergulho com snorkel. A intenção é que também sejam instaladas estruturas mais profundas com foco em pesca recreativa e comercial.

Segundo a Reef Ball Foundation, ONG ambientalista responsável pelo projeto, o concreto utilizado na produção das Reef Balls contém aditivos que equalizam o nível de pH com os da água do mar. A vida útil das estruturas é estimada em 500 anos.

Outros recifes artificiais já foram instalados no México nos estados de Campeche, Quintana Roo, Colima, Baja California e Veracruz. Ao todo, o país já conta com quase 25 mil estruturas espalhadas pela costa.