
Uma nova linha de trem de alta velocidade vai ligar a capital da Inglaterra, Londres, à capital da Escócia, Edimburgo, por uma tarifa bem mais em conta do que as existentes a partir de 2021. O valor médio da passagem será de £25 (cerca de US$ 33).
Hoje em dia, o preço mais barato encontrado pelo site National Rail, que busca todas as operadoras disponíveis, é de £34. Outros sites que também fazem a varredura são o Loco2 e o trainline.
A proposta da FirstGroup, companhia que vai operar a nova linha, é encorajar as pessoas a optar pela ferrovia ao invés dos voos low-cost (de baixo custo), que atualmente representam dois terços de todas as viagens feitas entre as duas cidades.
A frota, produzida pela empresa japonesa Hitachi Rail, será composta por cinco trens com cinco vagões cada, sendo o modelo inspirado nos trens-bala do Japão. Por serem elétricos, os trens serão mais silenciosos e irão poluir menos.
Serão oferecidas cinco viagens ao dia com duração aproximada de quatro horas. O primeiro trem partindo de Londres vai chegar em Edimburgo às 10 horas da manhã. A bordo, os passageiros terão acesso a alimentação e wi-fi gratuito.
Sobre compra de passagens ferroviárias
As operadoras de trem normalmente disponibilizam a venda das passagens 90 dias antes da data de partida. Quanto antes o bilhete for adquirido, mais barato ele será.
Pingback: Estação de metrô em Londres ganha ilustrações com aroma de gin | Terminal de Embarque