13 praias de areia rosa pelo mundo

Como se a beleza do mar não bastasse, algumas praias do mundo ganharam uma pitada a mais de encanto natural com sua areia tingida de rosa. A coloração vem de conchas e corais quebrados e de microorganismos de tom avermelhado. Dois conselhos: não se engane com as cores vibrantes de fotos filtradas no Instagram e procure saber qual é a melhor hora do dia para ver a praia rosada. Conheça nesta lista 13 desses paraísos coloridos. Spoiler: uma das praias é no Brasil!


1. Horseshoe Bay Beach, Bermudas

As ilhas Bermudas, localizadas próximo à costa leste dos Estados Unidos, têm algumas praias com areia de cor rosada na sua lista, mas a Horseshoe Bay é de longe a mais conhecida. A praia conta com boa estrutura no verão: salva-vidas, um bar com lanches e bebidas, além de aluguel de cadeira e guarda-sol e de equipamentos para esporte na água, como snorkel e prancha de bodyboard. Para se hospedar pertinho dali, procure o The Reefs Resort and Club. Outros pontos com areia rosa nas Bermudas são Elbow Beach, Warwick Long Bay, Jobson’s Cove e South Shore Park.

Praia de Areia Rosa - Horseshoe Bay Beach, Bermuda | Foto: Getty Images
Horseshoe Bay Beach, Bermuda | Foto: Getty Images

2. Pink Sands Beach, Harbour Island, Bahamas

A praia de areia rosa das Bahamas se estende por 4,8 km na costa leste de Harbour Island, uma das mais de 700 ilhas do país. Mar adentro, está uma das melhores áreas para mergulho e snorkel das Bahamas. Para chegar em Harbour Island, é preciso voar até a ilha vizinha Eleuthera e, de lá, terminar a viagem de táxi aquático. Para se hospedar com os pés na areia rosa, a escolha é o Pink Sands Resorts.

Praia de Areia Rosa - Pink Sands Beach, Harbour Island, Bahamas | Foto: Getty Images
Pink Sands Beach, Harbour Island, Bahamas | Foto: Getty Images

3. Crane Beach, Barbados

Rodeado pelo mar caribenho, Barbados é um destino repleto de infraestrutura turística. É na Crane Beach, no sul da ilha, que está sua faixa de areia cor de rosa. Além do visual exótico, a praia também é famosa pelas ondas ideais para a prática de bodyboard. O The Crane Resort é uma opção de hospedagem pé na areia – areia rosa, por sinal. Entre os seus destaques, está um elevador panorâmico para acessar a praia e o título de hotel mais antigo a operar continuadamente no Caribe.

Praia de Areia Rosa - Crane Beach, Barbados | Foto: Getty Images
Crane Beach, Barbados | Foto: Getty Images

4. Pink Sand Beach, Barbuda, Antígua e Barbuda

Uma praia de areia rosa claro se estende por 27 km na costa oeste de Barbuda. Após o furacão Irma ter destruído boa parte da ilha em 2017, alguns hotéis já voltaram a receber turistas, como o Barbuda Cottages. Além das atividades no mar, outro atrativo de Barbuda são as cavernas espalhadas pela ilha.

Praia de Areia Rosa - Pink Sand Beach, Barbuda | Foto: Getty Images
Pink Sand Beach, Barbuda, Antígua e Barbuda | Foto: Getty Images

5. Pink Beach, Bonaire

Apesar da faixa de areia estreita, a Pink Beach de Bonaire tem seu charme por ser rosada. Banhado pelo mar turquesa do Caribe e rico em vida marinha, Bonaire tem como seu grande atrativo o fundo do mar. A temperatura da água entre 26° e 28° e a visibilidade de 30 metros são seus grandes trunfos. Para se hospedar, o indicado é a costa oeste próximo à capital Kralendijk, no mesmo lado da Pink Beach. Pela proximidade com Curaçao, é um destino de fácil acesso para os brasileiros.

Praia de Areia Rosa - Pink Beach, Bonaire |  Foto: Tourism Corporation Bonaire
Pink Beach, Bonaire | Foto: Tourism Corporation Bonaire

6. Tikehau, Polinésia Francesa

Tikehau é um atol, ou seja, uma ilha oceânica em forma de anel que forma uma lagoa no seu interior. Localizado na Polinésia Francesa a cerca de 1h de voo de Papeete, no Taiti, Tikehau tem areia de cor rosada e uma vida marinha intensa com presença de arraias, tartarugas e golfinhos. Há quatro opções de hospedagem na ilha: os luxuosos Ninamu Resort e Tikehau Pearl Beach Resort, o mais rústico Hakamanu Lodge e a vila privada Fafarua Ile Privée Island.

Praia de Areia Rosa - Tikehau, Polinésia Francesa | Foto: Getty Images
Tikehau, Polinésia Francesa | Foto: Getty Images

7. Elafonisi Beach, Ilha de Creta, Grécia

Na pontinha sudoeste da ilha grega de Creta está Elafonisi Beach, uma praia que se conecta pelo mar a um pedaço de reserva natural chamada de Elafonisi Island. O acesso entre a praia e a reserva é feito a pé em um trecho onde a profundidade da água não passa de 1 metro. Areia rosa, mar turquesa, formações rochosas e floresta de cedro compõem o cenário. A cidade mais próxima é Chania (cerca de 1h30 de distância de carro ou ônibus), mas há opções de hospedagem na praia: o resort Elafonisi Resort by Kalomirakis Family e Airbnb.

Praia de Areia Rosa - Elafonisi Beach, Creta, Grécia | Foto: Paolo Cordelli
Elafonisi Beach, Creta, Grécia | Foto: Paolo Cordelli

8. Spiaggia Rosa, Ilha de Budelli, Itália

A Spiaggia Rosa é uma jóia para ser apreciada apenas com os olhos. Localizada na Ilha de Budelli, no Arquipélago de Maddalena, na Itália, a praia é protegida pelo governo e turistas só podem vê-la a partir de certa distância do mar ou de uma passarela instalada perto da praia. Passeios de barco saem de Palau, na Sardenha, para visitar o Arquipélago. A Spiaggia Rosa ficou famosa com o filme ‘Deserto Rosso‘ lançado em 1964 e passou a ser fechada em 1994 porque turistas estavam levando a areia rosa da praia como lembrança.

Praia de Areia Rosa - Spiaggia Rosa, Ilha de Budelli, Itália | Foto: Getty Images
Spiaggia Rosa, Ilha de Budelli, Itália | Foto: Getty Images

9. Playa de Ses Illetes, Ilha de Formentera, Espanha

A Ilha de Formentera, uma das quatro que compõem o Arquipélago das Ilhas Baleares, na Espanha, tem registros de cor rosada na Playa de Ses Illetes, mas com menos frequência que as demais desta lista. Localizada ao norte da ilha, a praia oferece aluguel de equipamentos para a prática de esportes na água e tem fácil acesso de ônibus ou carro.

Praia de Areia Rosa - Playa de Ses Illetes, Formentera, Espanha | Foto: Getty Images
Playa de Ses Illetes, Formentera, Espanha | Foto: Getty Images

10. Pink Beach (ou Pantai Merah), Ilha de Komodo, Indonésia

Além de ser casa dos pré-históricos dragões de Komodo, a Ilha de Komodo também tem uma praia de areia cor de rosa para chamar de sua. A Pink Beach, ou na língua local Pantai Merah, é acessível somente de barco com passeios partindo de Labuan Bajo. A vida marinha na região é rica, sendo o ponto ideal para a prática de snorkel ou mergulho com cilindro. O turismo na ilha, no entanto, parece ter seus dias contatos. Após roubos de dragão de Komodo terem sido registrados no início de 2019, o Governo da Indonésia anunciou que deve fechar a Ilha a partir de janeiro de 2020 sem data prevista para reabri-la.

Praia de Areia Rosa - Pink Beach / Pantai Merah,Ilha de Komodo, Indonésia | Foto: Getty Images
Pink Beach / Pantai Merah, Ilha de Komodo, Indonésia | Foto: Getty Images

11. Pink Beach, Lombok, Indonésia

Localizada ao lado de Bali, Lombok é outra ilha da Indonésia que tem areia cor de rosa. Ela é encontrada na praia Pink Beach, um lugar bastante remoto e que carece de infraestrutura. Quem a visita, deve carregar consigo tudo o que for precisar – inclusive comida. Dá para chegar de scooter alugada ou táxi. Entre as cidades mais populares de Lombok estão Kuta, Mataram e Gili Air.

Praia de Areia Rosa - Pink Beach, Lombok, Indonésia | Foto: travelwiththesmile.com
Pink Beach, Lombok, Indonésia | Foto: travelwiththesmile.com

12. Pink Sand Beach, Great Santa Cruz Island, Filipinas

A Pink Sand Beach das Filipinas está na Great Santa Cruz Island, uma pequena ilha inabitada do país acessível de barco em passeios saindo da cidade de Zamboanga. A água clara dos arredores permite alta visibilidade do fundo do mar, sendo um ótimo ponto para conhecer a vida marinha. Há banheiros e cabanas na beira da praia, mas nenhum bar ou restaurante.

Praia de Areia Rosa - Pink Sand Beach, Great Santa Cruz Island, Filipinas | Foto: Getty Images
Pink Sand Beach, Great Santa Cruz Island, Filipinas | Foto: Getty Images

13. Praia do Forno, Búzios, Brasil

Em uma das tantas enseadas de Búzios, no Rio de Janeiro, fica a Praia do Forno. A faixa de areia não é exatamente rosa, mas possui tom avermelhado. A praia fica na Estrada Saco do Forno e é rústica, portanto não dispõe de muita infraestrutura. As águas são tranquilas, propícias para o snorkel, porém frias – apesar do nome Forno.

Praia de Areia Rosa - Praia do Forno, Búzios, Brasil | Foto: Rodrigo Soldon
Praia do Forno, Búzios, Brasil | Foto: Rodrigo Soldon

Você pode gostar também:

Como voar do Brasil para as praias do Caribe?