Algumas cidades da região sul do Brasil registram ocorrência de neve com certa frequência no inverno, porém de forma irregular e imprevisível. Portanto, conseguir ver o fenômeno climático é mais uma questão de sorte do que de planejamento. É a combinação de altitude elevada, temperatura baixa e alta umidade que cria o ambiente ideal para a formação dos flocos. Veja nesta lista 7 cidades onde existe a possibilidade de ver neve no Brasil.
São José dos Ausentes/RS
Localizado a 1.200 metros acima do nível do mar, São José dos Ausentes é um dos municípios mais frios do Brasil. A região é conhecida pela paisagem formada por cânions e cachoeiras e por abrigar o pico mais alto do Rio Grande do Sul, o Monte Negro. As pousadas Altos da Serra e Campos da Serra recebem os turistas em busca de tranquilidade e contato com a natureza durante o ano todo, mas é no inverno que a procura aumenta. Veja neste vídeo a neve registrada no município em 2013.

Cambará do Sul/RS
Cambará do Sul fica na divisa com Santa Catarina e tem um conjunto impressionante de cânions como cenário. No calor, as trilhas são a atração, enquanto no inverno a chance de nevar é o que atrai os visitantes. A região central do município é bem servida de hotéis e de restaurantes em estilo colonial. Em 2013, o inverno na região foi rigoroso.

Gramado/RS
Como se Gramado não tivesse motivos suficientes para atrair o turista, ainda tem neve vez ou outra – embora com menos frequência que as demais cidades do estado gaúcho onde há essa possibilidade. Em 2018, houve registro de pequenos flocos caindo na cidade, mas nada perto da ocorrência de 2013. Para se hospedar, há centenas de opções – confira essa seleção de hotéis bem localizados e com bom custo-benefício.

Canela/RS
Ao lado de Gramado, Canela é outra cidade cobiçada da Serra Gaúcha. A Catedral de Pedra e o Parque do Caracol são seus maiores atrativos. Segundo a Somar Meteorologia, nevou na cidade em 2017. Em 2013, as árvores ficaram cobertas de branco. Para se hospedar, há hotéis charmosos para todos os bolsos.

São Joaquim/SC
São Joaquim é com frequência a primeira cidade a ser noticiada pelos jornais quando neva no Brasil. Com mais de 1.300 metros de altitude, registra temperaturas abaixo de zero no auge no inverno. Veja como a cidade catarinense ficou coberta de neve há alguns anos. Entre as hospedagens mais bem avaliadas no Booking, estão a Pousada Serra Catarinense e o Chalé Alto da Serra.

Urubici/SC
Já teve nevasca em Urubici em 2010 e em 2018 o chão ficou coberto de branco. Fora da temporada de inverno, o município de Santa Catarina é famoso pelos seus passeios de ecoturismo. O destino conta com boa oferta de hospedagem.

Urupema/SC
Urupema é outro destino catarinense que registra temperaturas muito baixas e, às vezes, neve. Fica a mais de 1.300 metros de altitude e tem como atrativo a Cascata que Congela – que literalmente congela no frio. Pela proximidade com Florianópolis, é um destino que dá para conhecer em uma viagem bate-volta. Para quem deseja dormir na cidade, há algumas opções de pousadas.

Veja também:
Onde ficar em Gramado? Seleção de hotéis com bom custo-benefício
Destinos para curtir o frio no Brasil além de Gramado e Campos do Jordão
Destinos luxuosos para viajar no inverno no Brasil
Pingback: Onde ficar em Monte Verde/MG? Conheça 3 pousadas premiadas | Terminal de Embarque