Guia básico de estilos arquitetônicos para viajar mais entendido

Guia básico de estilos arquitetônicos para viajar mais entendido

26 de julho de 2019 Off Por Juliana Comparin

Gótico, art nouveau, rococó. Quem viaja está acostumado a se deparar com termos da arquitetura que classificam o estilo ou período da história em que determinada construção foi erguida. Mas de que vale saber o nome sem conhecer as características? Este guia traz um breve resumo dos estilos mais difundidos em ordem cronológica e te incentiva a tentar identificá-los a olho nu numa próxima viagem.

Arquitetura clássica

Não é difícil identificar as construções clássicas com suas colunas e proporções geométricas precisas. Os gregos deram início a esse estilo séculos antes de Cristo e os romanos o continuaram adicionando funcionalidade à beleza das construções. O Partenon, em Atenas (Grécia), é um dos monumentos mais emblemáticos desse período, enquanto o Forum Romano, no centro de Roma (Itália), guarda ruínas do que foi um dia o centro da vida pública da cidade.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Clássica
Arquitetura clássica – Partenon, Atenas (Grécia)

Arquitetura gótica

Catedrais altas, torres com pontas agulhadas e esculturas minuciosas no portal de entrada são características marcantes da arquitetura gótica. Ao invés de uma porta, geralmente três portais dão acesso ao interior da construção. A presença de uma janela de vitrais redonda (rosácea) acima da entrada principal também é um elemento importante. Exemplos conhecidos são a Catedral de Notre Dame de Paris, na França – atingida por um incêndio em abril deste ano, e a Catedral de Colônia, na Alemanha. A arquitetura gótica surgiu no norte da França e teve seu auge entre os séculos 12 e 15.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Gótica
Arquitetura gótica – Catedral de Colônia, Colônia (Alemanha)

Arquitetura barroca

De origem romana e difundida para o mundo ocidental, a arquitetura barroca se caracteriza pelas construções imponentes e pelos elementos curvos. Abóbadas e tetos ornados dando a ilusão de infinito também são marcas deste período, que durou entre os anos de 1600 e 1750. A suntuosa Basílica de São Pedro, em Roma (Itália), é um importante exemplo desse movimento. No Brasil, igrejas em estilo barroco podem ser encontradas nas cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Barroca
Arquitetura barroca – Basílica de São Pedro, Roma (Itália)

Arquitetura rococó

Alguns definem o estilo rococó como o barroco elevado ao exagero de decoração. As construções erguidas sob esse conceito incluíam abundância de elementos decorativos, como conchas, laços, flores e folhagens, além de janelas amplas para conferir entrada de luz. O estilo rococó se desenvolveu principalmente no sul da Alemanha, Áustria e França em meados do século 18. Bons exemplos estão no Parque de Sanssouci, na cidade alemã de Potsdam.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Rococó
Arquitetura rococó – New Palace, Potsdam (Alemanha)

Arquitetura art nouveau

O estilo art nouveau surgiu no final do século 19 para acompanhar as inovações da sociedade industrial e introduziu materiais como ferro e vidro às construções. A simetria foi deixada de lado e a inspiração passou a ser as formas orgânicas relacionadas à natureza, como galhos, flores e animais. As linhas curvas tinham a intenção de transmitir ideia de movimento. Quem muito contribuiu para o estilo art nouveau foi Antoni Gaudí, arquiteto catalão que deixou a sua marca em diversos edifícios de Barcelona. A Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, é um exemplo de art nouveau no Brasil.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Art Nouveau
Arquitetura art nouveau – Casa Batlló, Barcelona (Espanha)

Arquitetura art déco

O art déco foi uma mistura de estilos que durou mais ou menos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e que tinha uma finalidade totalmente decorativa. É caracterizado por formas geométricas, linhas verticais e materiais nobres. Os arranha-céus americanos, como o Empire State Building, em Nova York, são símbolos da arquitetura art déco. No Brasil, uma referência é o Elevador Lacerda, em Salvador/BA.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Art Déco
Arquitetura art déco – Empire State Building, Nova York (Estados Unidos)

Veja também:

As construções de Antoni Gaudí, em Barcelona
O que é boulangerie, patisserie, trattoria? 10 palavras gastronômicas e seus significados
6 lugares secretos para fotografar a Torre Eiffel em Paris

Anúncios