Guia básico de estilos arquitetônicos para viajar mais entendido

Gótico, art nouveau, rococó. Quem viaja está acostumado a se deparar com termos da arquitetura que classificam o estilo ou período da história em que determinada construção foi erguida. Mas de que vale saber o nome sem conhecer as características? Este guia traz um breve resumo dos estilos mais difundidos em ordem cronológica e te incentiva a tentar identificá-los a olho nu numa próxima viagem.

Arquitetura clássica

Não é difícil identificar as construções clássicas com suas colunas e proporções geométricas precisas. Os gregos deram início a esse estilo séculos antes de Cristo e os romanos o continuaram adicionando funcionalidade à beleza das construções. O Partenon, em Atenas (Grécia), é um dos monumentos mais emblemáticos desse período, enquanto o Forum Romano, no centro de Roma (Itália), guarda ruínas do que foi um dia o centro da vida pública da cidade.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Clássica
Arquitetura clássica – Partenon, Atenas (Grécia)

Arquitetura gótica

Catedrais altas, torres com pontas agulhadas e esculturas minuciosas no portal de entrada são características marcantes da arquitetura gótica. Ao invés de uma porta, geralmente três portais dão acesso ao interior da construção. A presença de uma janela de vitrais redonda (rosácea) acima da entrada principal também é um elemento importante. Exemplos conhecidos são a Catedral de Notre Dame de Paris, na França – atingida por um incêndio em abril deste ano, e a Catedral de Colônia, na Alemanha. A arquitetura gótica surgiu no norte da França e teve seu auge entre os séculos 12 e 15.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Gótica
Arquitetura gótica – Catedral de Colônia, Colônia (Alemanha)

Arquitetura barroca

De origem romana e difundida para o mundo ocidental, a arquitetura barroca se caracteriza pelas construções imponentes e pelos elementos curvos. Abóbadas e tetos ornados dando a ilusão de infinito também são marcas deste período, que durou entre os anos de 1600 e 1750. A suntuosa Basílica de São Pedro, em Roma (Itália), é um importante exemplo desse movimento. No Brasil, igrejas em estilo barroco podem ser encontradas nas cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Barroca
Arquitetura barroca – Basílica de São Pedro, Roma (Itália)

Arquitetura rococó

Alguns definem o estilo rococó como o barroco elevado ao exagero de decoração. As construções erguidas sob esse conceito incluíam abundância de elementos decorativos, como conchas, laços, flores e folhagens, além de janelas amplas para conferir entrada de luz. O estilo rococó se desenvolveu principalmente no sul da Alemanha, Áustria e França em meados do século 18. Bons exemplos estão no Parque de Sanssouci, na cidade alemã de Potsdam.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Rococó
Arquitetura rococó – New Palace, Potsdam (Alemanha)

Arquitetura art nouveau

O estilo art nouveau surgiu no final do século 19 para acompanhar as inovações da sociedade industrial e introduziu materiais como ferro e vidro às construções. A simetria foi deixada de lado e a inspiração passou a ser as formas orgânicas relacionadas à natureza, como galhos, flores e animais. As linhas curvas tinham a intenção de transmitir ideia de movimento. Quem muito contribuiu para o estilo art nouveau foi Antoni Gaudí, arquiteto catalão que deixou a sua marca em diversos edifícios de Barcelona. A Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, é um exemplo de art nouveau no Brasil.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Art Nouveau
Arquitetura art nouveau – Casa Batlló, Barcelona (Espanha)

Arquitetura art déco

O art déco foi uma mistura de estilos que durou mais ou menos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e que tinha uma finalidade totalmente decorativa. É caracterizado por formas geométricas, linhas verticais e materiais nobres. Os arranha-céus americanos, como o Empire State Building, em Nova York, são símbolos da arquitetura art déco. No Brasil, uma referência é o Elevador Lacerda, em Salvador/BA.

Guia Estilos Arquitetônicos - Arquitetura Art Déco
Arquitetura art déco – Empire State Building, Nova York (Estados Unidos)

Veja também:

As construções de Antoni Gaudí, em Barcelona
O que é boulangerie, patisserie, trattoria? 10 palavras gastronômicas e seus significados
6 lugares secretos para fotografar a Torre Eiffel em Paris

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s