Grande Barreira de Corais vai ganhar museu subaquático

Chegou a vez do litoral australiano receber esculturas submersas para ajudar no aumento da formação de corais. O MOUA (Museum of Underwater Art) será instalado em alguns pontos da Grande Barreira de Corais nas proximidades de Townsville, cidade que abriga o Instituto Australiano de Ciências Marinhas. As primeiras obras foram inauguradas em dezembro de 2019 perto de Strand Beach.

Entre os destaques do projeto está uma estrutura de cinco metros de altura, que servirá de berçário para mais de 2 mil fragmentos de corais provenientes de viveiros marinhos, além de uma peça movida a luz solar, que irá mudar de cor a medida em que a temperatura da água se alterar.

O uso de recifes artificiais no oceano é normalizado pelo IBAMA e é uma estratégia eficaz na regeneração do ecossistema marinho, já que promove superfície para que os organismos vivos se instalem e se desenvolvam sem causar agressão ao ambiente.

O futuro museu subaquático da Austrália é uma iniciativa sem fins lucrativos do artista britânico e ambientalista Jason deCaires Taylor, responsável por instalar na última década uma coleção de esculturas em diversas regiões do globo, como no México, Bahamas, Granada, Lanzarote e Indonésia.

Suas estátuas são feitas de cimento marinho com pH neutro e possuem uma superfície áspera a fim de ajudar na fixação dos corais. As experiências passadas do artista mostram que as esculturas começam a ser colonizadas em poucos dias.

Veja também:

• México projeta nova cadeia de recife de coral artificial
• Museu embaixo da água é inaugurado nas Ilhas Canárias