Turistar na Itália está cada vez mais rigoroso. Diante do crescente fluxo de pessoas tomando as ruas do país, prefeituras de diversas cidades tem lançado medidas para preservar suas construções históricas dos efeitos negativos do turismo de massa. A última ordem veio de Roma: está proibido sentar na Escadaria da Praça de Espanha, tradicional ponto de encontro no centro da cidade.
Quem desobedecer aos apitos dos policiais e quebrar a regra pode ser multado em até €400. Além de sentar, também não é mais permitido rolar carrinhos de bebê e malas pelos 135 degraus de mármore branco da Escadaria, que foi construída entre 1723 e 1726. A determinação vale ainda para outros monumentos históricos da cidade.
Outras cidades italianas que adotaram medidas similares para controlar a desordem causada pelas multidões foram Florença, que proibiu turistas de comer em seu centro histórico, Veneza, que entre as regras baniu pessoas de se molhar nas suas fontes, e Cinque Terre, que coibiu o uso de chinelos nas trilhas cênicas que ligam os vilarejos. Mamma mia!