O continente africano é dono de um litoral generoso e, em muitos pontos, paradisíaco. Saiba onde estão algumas das melhores praias da África.

Arquipélago de Bazaruto, Moçambique

Muitas das melhores praias da África estão em Moçambique. Um destino certo para vê-las é no Arquipélago de Bazaruto, um conjunto de cinco ilhas localizado bem próximo ao continente. É um lugar rústico e pouco explorado turisticamente, mas que oferece ótima estrutura hoteleira e de passeios. As praias são desertas (imagine um paraíso só para você?) e são marcadas por extensos bancos de areia e mar cristalino.
Como chegar? Uma das vantagens do destino é a facilidade de acesso. A cidade de Vilanculos, que recebe voo direto da Cidade do Cabo (África do Sul), é o ponto de partida para o Arquipélago. O acesso às ilhas pode ser feito de barco ou helicóptero.
Onde ficar? Para uma experiência sofisticada (e cara), é possível se hospedar em um dos resorts das ilhas (duas sugestões são o Anantara na Bazaruto Island e o Azura na Benguerra Island). Outra possibilidade é fazer base na cidade de Vilanculos e, de lá, contratar os passeios de barco para visitar as praias das ilhas.
Seychelles

As Seychelles são um conjunto de 115 ilhas localizadas no Oceano Índico bem afastadas do continente. As ilhas maiores e com estrutura turística abundante são Mahé, Praslin e La Digue. Suas praias paradisíacas aparecem constantemente na lista dos mais belos destinos do mundo e, certamente, figuram entre as melhores praias da África. Espere encontrar rochas arredondadas à beira-mar, tartarugas gigantes e fauna e flora ricas em diversidade.
Entre as praias mais cobiçadas estão Anse Source d’Argent, Grand Anse e Anse Marron na ilha La Digue; Anse Lazio e Anse Georgette na ilha de Praslin; e Anse Intendance e Anse Royale em Mahé. Este site traz uma relação de todas delas.
Como chegar? O aeroporto internacional de Seychelles fica em Victoria, capital da ilha Mahé. Várias companhias voam até lá, entre elas a South African Airways, que faz conexão em Joanesburgo (África do Sul).
Onde ficar? Qualquer uma das três ilhas maiores das Seychelles oferece ampla variedade de acomodações. Mahé é a mais agitada delas, seguida pela mais calma Praslin e por La Digue, com atmosfera ainda mais tranquila.
Ilhas Maurício

Também distante do continente africano estão as Ilhas Maurício. A principal delas, que leva o nome de Maurício (Mauritius em inglês), oferece belas praias, interior montanhoso e selvagem, mistura de culturas e cozinhas e até vida noturna agitada (com direito a cassino) dependendo da região.
Como chegar? A rota mais fácil partindo do Brasil é através de Joanesburgo (África do Sul). O trecho até Port Louis, capital da Ilha Maurício, leva cerca de quatro horas.
Onde ficar? A vila de Grand Baie, ao norte da ilha, é a mais popular entre os turistas. É vibrante e repleta de lojas e restaurantes. Ao sul está Le Morne, dona do cenário mais famoso e paradisíaco das Maurício. E a oeste fica Flic en Flac, opção que une boa estrutura de entretenimento e natureza exuberante.
Cidade do Cabo, África do Sul

A Cidade do Cabo, na África do Sul, tem algumas das praias mais famosas da África – apesar da temperatura da água não ser convidativa. A Camps Bay (de mar agitado e pôr do sol inesquecível) e a Clifton (dividida em quatro partes – uma para cada público diferente) são as mais cobiçadas. Além do mar, há muito mais o que conhecer na Cidade do Cabo: de montanhas e parques a bairros históricos e vinícolas.
Como chegar? Não há voos diretos do Brasil para a Cidade do Cabo. É preciso fazer uma conexão em Joanesburgo para então voar até o destino final.
Onde ficar? São quatro as principais opções para se hospedar por lá: na região da badalada praia de Camps Bay; na turística Waferfront; e nos bairros mais tranquilos Sea Point e Green Point.
Zanzibar, Tanzânia

Zanzibar é um conjunto de duas ilhas (Unguja e Pemba) que pertencem ao país Tanzânia e que ficam a apenas 30 km da costa. É um destino muito conhecido pela produção de especiarias e tem forte influência árabe – 95% da população é muçulmana. O interior da ilha principal (Unguja) é humilde e o seu contorno é repleto de hotéis para todos os bolsos. Seu grande atrativo está no visual que a cerca: praias de areia branca e mar com degradê de azuis incríveis.
Como chegar? Há voos diretos de Joanesburgo (África do Sul) para a ilha de Unguja pela companhia Mango, que opera em parceria com a South African Airways.
Onde ficar? Há centenas opções de hospedagem em Unguja, já que é uma ilha grande. Muitos optam por dividir a estadia em cidades distintas para conhecer áreas diferentes do destino. Vale destacar que as praias da costa leste lideram a preferência dos turistas.
Você pode gostar também:
13 praias de areia rosa pelo mundo
Como voar do Brasil para as praias do Caribe?