
O site de aluguel de casas por temporada Airbnb lançou neste mês três importantes novidades na sua plataforma: Categorias, Split Stays (Estadia Dividida, em inglês) e AirCover para Hóspedes. Segundo a empresa, os recursos representam a maior mudança no Airbnb em uma década e foram projetados para atender a nova forma de viajar das pessoas, que hoje dispõem de mais flexibilidade sobre onde moram e trabalham, optam por estadias mais longas e buscam segurança.
A ferramenta Categorias é notada logo ao abrir o site. No topo da página, uma barra de rolagem na horizontal exibe 56 ícones que organizam as casas com base no seu estilo, localização ou outra peculiaridade. Há categorias como “casas na árvore”, “castelos”, “vinhedos” e “design diferenciado” e outras mais curiosas, como “casas com piano de cauda”, “grutas” e “casas uau!”, que inclui por exemplo um submarino para aluguel.
Para o Airbnb, essa facilidade oferece ao usuário a possibilidade de descobrir milhões de casas exclusivas pelo mundo que ele nem sabia que existiam e de conhecer um destino que não pensaria em visitar, já que a pesquisa pode ser feita por cidade ou apenas pela categoria desejada.
O segundo recurso recém lançado Split Stay permite dividir a estadia de uma viagem mais longa entre duas acomodações. Ao pesquisar um destino específico para o período de uma semana ou mais, o site sugere automaticamente nos resultados uma alternativa de combinar casas no mesmo itinerário.
Por fim, o AirCover para Hóspedes trata-se de uma proteção ao viajante que se hospeda pelo Airbnb. Ele garante cobertura gratuita para situações em que eventualmente haja um problema na reserva, como cancelamento por parte do anfitrião ou incompatibilidade da casa com o que foi anunciado, encontrando uma acomodação semelhante ou melhor ou reembolsando o usuário. A proteção traz ainda uma linha de segurança 24 horas que conecta o viajante a agentes treinados em 16 idiomas, dia e noite.