O que você precisa saber sobre a Elizabeth Line, a nova linha do metrô de Londres

Divulgação Crossrail

Depois de uma longa espera, foi inaugurada no dia 24 de maio a Elizabeth Line, a nova linha do metrô de Londres. Também chamada de Crossrail, a linha conecta a cidade de leste a oeste (incluindo o aeroporto Heathrow) passando pelo centro em trens de alta velocidade, climatizados, maiores e mais silenciosos do que os demais em operação. Esse lançamento é um marco para o transporte público de Londres, que carrega o título de ter o metrô mais antigo do mundo. A partir de agora, moradores e turistas poderão se locomover de maneira muito mais ágil e confortável pela cidade.

Além de atender regiões que antes não eram servidas pelo metrô, de trazer mais acessibilidade e ampliar em 10% o transporte de passageiros, a Elizabeth Line vai reduzir drasticamente o tempo de viagem entre as estações. O trajeto do aeroporto Heathrow ao centro, por exemplo, vai passar de cerca de 1 hora para 38 minutos.

Planejada há 23 anos, a obra levou treze anos para ser finalizada, mas desde 1830 já se falava na construção de uma ligação férrea cruzando a cidade. Apesar de já estar em funcionamento, a Elizabeth Line só estará operando a todo vapor em maio de 2023, quando 24 trens por hora farão o trajeto em cada direção. Por enquanto, um trem a cada 5 minutos para em cada uma das 41 estações – sendo 10 construídas do zero e 30 reformadas – das 6h30 às 23h de segunda-feira a sábado.

Mapa da linha Elizabeth Line

Mapa completo do metrô de Londres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s