Você no TDE: Madri – do futebol à religiosidade

Você no TDE Lavinia Bianchi

Essa loira bonitona enfeitando o blog hoje é Lavinia Bianchi, jornalista natural de Sampa e leitora do Terminal de Embarque. Ela recentemente esteve em Madri e quis compartilhar a viagem que fez com a gente contando sua experiência para o Você no TDE! A Lavinia também tem um blog, o Femininas.etc, onde fala de assuntos variados do universo da mulher. Antes de passar lá pra conhecer, rola o mouse aí pra baixo pra saber o que ela mais curtiu visitar nesse tour pela capital espanhola.

 

texto e fotos Lavinia Bianchi

“Sempre quis conhecer diversas cidades europeias e Madri era uma das que mais sonhava visitar, pensando em toda sua tradição religiosa, sua arte e também os times de futebol que encantam o mundo todo nos campeonatos. O idioma não foi um grande problema para mim, uma vez que fiz um curso de espanhol quando mais nova e isso me ajudou muito na hora de me comunicar por lá.

Com seus castelos e igrejas, Madri conquista qualquer garota que um dia já sonhou ser princesa. A arte transpira na cidade, com museus e inúmeras exposições artísticas, além de uma culinária riquíssima, com pratos saborosos e doces que dão água na boca.

Religião a vista

Catedrais majestosas e imponentes destacam-se na arquitetura da cidade, assim como prédios majestosos que contracenam com outras construções mais modernas. A religião predominante na Espanha é a católica e as principais igrejas na cidade são:

  • Catedral de Almudena
  • Catedral de Zamora
  • La Colegiata de San Isidro
  • Basilica Nuestra Señora de Atocha
  • Igreja del Sacramento

Por lá, a religião é levada a sério e a devoção é uma marca registrada do povo. Por exemplo, as pessoas costumam “comemorar” o dia de seu santo, o padroeiro de seu nome. Não à toa, um dos nomes mais comuns para mulheres em Madri é Almudena, a santa padroeira da cidade. Para descobrir o dia de santo, acesse o Santoral, o calendário de santos católicos.

Futebol e culinária

Além do aspecto religioso, Madri possui diversos cafés e restaurantes deslumbrantes, possibilitando comida boa em qualquer esquina. O restaurante mais antigo do mundo fica lá: o Sobrino de Botín foi criado em 1725 e consta no Guiness Book, o livro dos recordes. Na Espanha como um todo é comum o uso de especiarias na preparação da comida, especialmente o azeite, o alho e a cebola.

A comida espanhola é saborosa e desperta saudades, mas um dos momentos mais emocionantes da viagem para mim foi visitar o Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid. O suntuoso campo já foi palco de inúmeras partidas acirradas, envolvendo os maiores clubes europeus e estar ali causa arrepios.

O estádio foi inaugurado em 1947 e atualmente possibilita que mais de 81 mil torcedores assistam às partidas. Além do Campeonato Espanhol e de diversas partidas da Champions League – o maior campeonato europeu de futebol –  o estádio também participou da Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha. Na ocasião, a campeã foi a Itália, após fazer 3 gols na seleção da Alemanha ocidental.

Desde 2005 o templo do futebol é considerado um dos melhores do mundo, contando com o ranking de 5 estrelas concedido pela FIFA. A visita ao local vale a pena não só para os fanáticos por futebol.

Madri é uma boa opção de viagem para qualquer pessoa, uma vez que garante diversão para todos os gostos.”

Deixe uma resposta