Conheça Amman, a capital da Jordânia

Amã Jordânia

Amman (ou Amã), capital da Jordânia, é uma cidade geralmente considerada pouco interessante para o turismo. Basta ler os conselhos dos guias de viagem para evitá-la, não porque seja perigosa ou apresente algum problema concreto, mas por ter pouco a oferecer ao viajante. Opiniões… Aqui, as impressões são outras.

É na capital jordana que está o núcleo histórico do país, com vestígios que remontam à era romana. Apesar dos mais de quatro milhões de habitantes vivendo aglomerados em subúrbios e da aparência nada jovem, a cidade tem sim as suas riquezas e pode ser um destino muito agradável de ser explorado.

Amã Jordânia

Os encantos de Amman

Amman tem tudo para proporcionar dias de boas descobertas. É uma cidade que se deve explorar aos poucos, sem pressa. Apesar de possuir grandes atrações, como a Mesquita do domo azul turquesa ou o Museu Arqueológico, são os pequenos detalhes que contam: o mercado de rua que se encontra ao virar a esquina, a barraquinha de venda de sucos e batidas de frutas, a cafeteria com varanda para o burburinho da avenida e, sobretudo, as pessoas.

Amã Jordânia

Amã Jordânia

O povo de Amman é carinhoso, amigo e faz questão de agradar o estrangeiro e demonstrar a tradição milenar da hospitalidade jordana. É uma sociedade onde o visitante é considerado membro da família tamanha a atenção que dão ao viajante! Com esta boa recepção, fica ainda mais agradável explorar os recantos da cidade e usufruir da sua vista de mais de mil metros de altitude.

Um bom horário para perambular pela cidade é durante a chamada diária de oração islâmica, quando os minaretes (torres das mesquistas) espalhados pela cidade soltam um som mágico que enche o ar de espiritualidade convocando os islâmicos a rezar. Outro passeio que vale a pena fazer com calma é a visita às ruínas romanas, com destaque especial para o imenso Anfiteatro Romano, onde os locais vão para trocar um dedo de prosa ou namorar.

Amã Jordânia

E se der vontade de sair um pouco deste banho de Oriente Médio e respirar um ar mais ocidental, é só procurar a Rainbow Street, uma rua com cafés ao estilo europeu, livrarias com obras em inglês e pequenas galerias de exposições. É um centro vibrante de cultura, arte e pensamento.

Cuidado com os táxis

Usar táxi em Amman é quase sempre um problema. Apesar do valor baixo, é certo que o turista não vai escapar de pagar um preço diversas vezes mais alto do que pagaria um local. Por isso, acerte o valor antes de entrar no carro. É bem provável que tenha que usar este meio de transporte entre o aeroporto e o centro da cidade e quando fizer passeios de dia inteiro – para te levar até as estações de aluguel de carro.

Fora da cidade

Para conhecer os arredores de Amman há a opção de usar transporte público ou de alugar um carro – uma vez fora da periferia e do tumulto da cidade grande, as estradas são excelentes e o trânsito reduzido.

Em um dos dias pode-se fazer um bate-volta para Ajloun e Jerash. Comece o dia cedo porque há muito o que ver! Ajloun é uma cidade genuína com um belo castelo do século XII onde poderá passar parte da manhã antes de seguir de carro para Jerash. Já no segundo destino, você estará perante uma cidade romana de dimensões consideráveis onde poderá se perder até o pôr-do-sol. Só tenha cuidado para não perder o último carro de volta para Amman!

Outra opção para sair da cidade grande é passar um dia em Salt, uma cidadezinha que se chega facilmente de carro e que oferece um roteiro incrível. O turismo lá é muito bem organizado: existem percursos pedestres que conduzem o visitante através dos pontos mais significativos da cidade. Quando chegar procure o posto turístico para pegar informações sobre os principais destaques.

Como chegar e melhor época para viajar

Para encontrar os melhores voos para a Jordânia poderá consultar a Rumbo. Considere que poderá combinar uma viagem à Jordânia com uma visita à Israel. A fronteira entre ambos os países é muito simples de cruzar.

A melhor época para visitar é após o verão, quando o calor mais intenso já passou e os dias ainda são bem ensolarados e com céu azulão.

texto e fotos | Cruzamundos www.cruzamundos.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s