Vocabulário australiano: o que é preciso saber antes de chegar lá

A Austrália é um país de língua inglesa, o que não necessariamente significa que você vai entender tudo o que os conterrâneos disserem mesmo sendo um fluent english speaker. Além do sotaque ser cheio de malemolência, os australianos têm uma coleção de gírias e expressões próprias que é legal conhecer antes de viajar para lá:

Aussie (pronuncia-se óssi): É a maneira como eles mesmos se chamam. Significa australiano.

Down under: É como eles apelidaram a Austrália, se referindo à localização geográfica do país no mapa: no hemisfério sul bem abaixo da maioria dos outros países do globo.

Good day: Todo mundo um dia aprendeu que bom dia em inglês é good morning, certo? Na Austrália, o usado é Good day ou G’day na forma mais abreviada.

Fair enough: Significa justo. É usado para concordar com algo que alguém disse. Como em uma conversa: “Não vou sair hoje porque estou cansado”. A resposta: “Fair enough”.

Mate: Significa parceiro, camarada, amigão… Não é um termo exclusivo da Austrália, mas lá é usado sem moderação. “What´s up mate?” “G’ day mate!”

No worries: Provavelmente a frase mais falada no país. Significa relaxa, sem problemas.

Sheila e Bloke: Não pergunte por quê, mas é assim que eles chamam mulher e homem. É comum encontrar placas com estes nomes indicando banheiros feminino e masculino, como estas da foto no meio do Outback (detalhe que na placa o Sheila está escrito errado, ops!).

Vocabulário australiano

5 comentários sobre “Vocabulário australiano: o que é preciso saber antes de chegar lá

  1. Pingback: Como foi a minha experiência no Outback, o deserto da Austrália – Blog Terminal de Embarque

Deixe uma resposta