7 escadarias coloridas no Rio de Janeiro

As escadarias do Rio de Janeiro viraram ponto turístico. Os degraus decorados de azulejos e pinturas dão vida aos bairros e colorem o sobe e desce dos morros pela cidade. Conheça nesta seleção sete escadas que merecem ser percorridas devagar.

1. Escadaria Selarón

A mais instagramada das escadarias cariocas é a do artista chileno Jorge Selarón, que une o Bairro da Lapa ao Bairro de Santa Teresa. A escada, o muro e as muretas laterais foram decorados com azulejos vindos de diversos lugares do mundo – depois das fotos, tire um tempo para apreciá-los de perto. A obra de arte foi tombada pela prefeitura do Rio em 2015 por interesse histórico. Ela fica próxima aos Arcos da Lapa. Para visitar de metrô, desça na estação da Cinelândia.

//www.instagram.com/embed.js

2. Escadaria da Rua Eduardo Jansen

A estreita Rua Eduardo Jansen, no Morro da Conceição, Bairro da Saúde, tem casinhas coloridas e uma pequena escada com a bandeira do Brasil pintada. Fica perto da Praça Pedra do Sal, onde acontecem as famosas rodas de samba nas noites de segunda-feira. De metrô, se chega pela estação Uruguaiana.

//www.instagram.com/embed.js

3. Escadaria Grande Otelo

A imagem reproduzida na escadaria de 127 degraus da Rua Guilherme Marconi, que liga os Bairros de Fátima e Santa Teresa, é do ator brasileiro Grande Otelo, que morava na região. A pintura é obra do artista João Mancha em parceria com a marca de tintas Coral e o projeto SerHurbano, que realiza intervenções artísticas pelo Rio de Janeiro. A escada fica a cerca de 20 minutos a pé da estação de metrô Central.

//www.instagram.com/embed.js

4. Escadaria Carmen Miranda

Outra figura marcante brasileira homenageada em um trecho da escadaria da Rua Guilherme Marconi é Carmen Miranda, também ex-moradora do Bairro de Fátima. A pintura foi feita por João Mancha e Rafael Bandeira em mais um trabalho de intervenção urbana na cidade.

//www.instagram.com/embed.js

5. Escadaria Frei Orlando

Materiais recicláveis, como azulejos e espelhos, dão graça à escadaria localizada na Ladeira Frei Orlando, que conecta os Bairros da Lapa e de Santa Teresa. A obra é do morador Luiz Henrique Ferreira, conhecido como Lula. Um altar para Nossa Senhora de Fátima foi feito por ele com ajuda da comunidade no topo da escadaria.

//www.instagram.com/embed.js

6. Escadaria Morro da Providência

A escadaria principal do Morro da Providência já foi decorada com frases de Raul Seixas, Renato Russo e Cazuza, com foto impressa em tamanho gigante e agora tem degraus coloridos e uma bandeira do Brasil.

//www.instagram.com/embed.js

7. Escadaria Praça Pio XI

Dentro do Jardim Botânico do Rio Janeiro fica a sossegada Praça Pio XI, que tem parquinho para as crianças e uma escadaria com azulejos coloridos incrustados. Para chegar, desça na estação de metrô Botafogo e pegue o ônibus Metrô na Superfície sentido Gávea.

Veja também:

Museu do Amanhã, no Rio, recebe Oscar dos museus
Vila St. Gallen, o centro da cultura cervejeira em Theresópolis/RJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s