7 escadarias coloridas no Rio de Janeiro

As escadarias do Rio de Janeiro viraram ponto turístico. Os degraus decorados de azulejos e pinturas dão vida aos bairros e colorem o sobe e desce dos morros pela cidade. Conheça nesta seleção sete escadas que merecem ser percorridas devagar.


1. Escadaria Selarón

A mais instagramada das escadarias cariocas é a do artista chileno Jorge Selarón, que une o Bairro da Lapa ao Bairro de Santa Teresa. A escada, o muro e as muretas laterais foram decorados com azulejos vindos de diversos lugares do mundo – depois das fotos, tire um tempo para apreciá-los de perto. A obra de arte foi tombada pela prefeitura do Rio em 2015 por interesse histórico. Ela fica próxima aos Arcos da Lapa. Para visitar de metrô, desça na estação da Cinelândia.

2. Escadaria da Rua Eduardo Jansen

A estreita Rua Eduardo Jansen, no Morro da Conceição, Bairro da Saúde, tem casinhas coloridas e uma pequena escada com a bandeira do Brasil pintada. Fica perto da Praça Pedra do Sal, onde acontecem as famosas rodas de samba nas noites de segunda-feira. De metrô, se chega pela estação Uruguaiana.

3. Escadaria Grande Otelo

A imagem reproduzida na escadaria de 127 degraus da Rua Guilherme Marconi, que liga os Bairros de Fátima e Santa Teresa, é do ator brasileiro Grande Otelo, que morava na região. A pintura é obra do artista João Mancha em parceria com a marca de tintas Coral e o projeto SerHurbano, que realiza intervenções artísticas pelo Rio de Janeiro. A escada fica a cerca de 20 minutos a pé da estação de metrô Central.

4. Escadaria Carmen Miranda

Outra figura marcante brasileira homenageada em um trecho da escadaria da Rua Guilherme Marconi é Carmen Miranda, também ex-moradora do Bairro de Fátima. A pintura foi feita por João Mancha e Rafael Bandeira em mais um trabalho de intervenção urbana na cidade.

5. Escadaria Frei Orlando

Materiais recicláveis, como azulejos e espelhos, dão graça à escadaria localizada na Ladeira Frei Orlando, que conecta os Bairros da Lapa e de Santa Teresa. A obra é do morador Luiz Henrique Ferreira, conhecido como Lula. Um altar para Nossa Senhora de Fátima foi feito por ele com ajuda da comunidade no topo da escadaria.

6. Escadaria Morro da Providência

A escadaria principal do Morro da Providência já foi decorada com frases de Raul Seixas, Renato Russo e Cazuza, com foto impressa em tamanho gigante e agora tem degraus coloridos e uma bandeira do Brasil.

7. Escadaria Praça Pio XI

Dentro do Jardim Botânico do Rio Janeiro fica a sossegada Praça Pio XI, que tem parquinho para as crianças e uma escadaria com azulejos coloridos incrustados. Para chegar, desça na estação de metrô Botafogo e pegue o ônibus Metrô na Superfície sentido Gávea.

Veja também:

Museu do Amanhã, no Rio, recebe Oscar dos museus
Vila St. Gallen, o centro da cultura cervejeira em Theresópolis/RJ

Deixe uma resposta