
A partir de maio de 2023 brasileiros precisarão de uma autorização de viagem para entrar nos países europeus pertencentes ao Espaço Schengen (lista abaixo). Trata-se do ETIAS, sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização, que vai fazer uma pré-avaliação dos antecedentes do visitante cruzando bancos de dados a fim de verificar se ele não representa qualquer risco à segurança, saúde e imigração do bloco. O documento será solicitado pela companhia aérea que transportar o viajante antes do embarque acontecer.
O ETIAS está em fase de implementação e, quando finalizado, deverá ser aplicado online a uma taxa de € 7. Para fazer a solicitação, será preciso ter um passaporte válido por no mínimo três meses além da data de estadia pretendida, cartão de crédito ou débito para pagamento da taxa e um endereço de e-mail para recebimento da aprovação da inscrição. Após emitido, o ETIAS será válido por três anos ou até o vencimento do passaporte, o que acontecer primeiro.
A nova exigência será requisito para viagens de até 90 dias com fins de turismo, negócios, tratamento médico e trânsito. O documento será obrigatório para cidadãos das 60 nações (incluindo o Brasil) que possuem acordo de isenção de visto para entrar nos 26 países do Espaço Schengen, zona onde é permitida a livre circulação de pessoas. São eles:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Suécia
- Suíça
Mais informações sobre o ETIAS podem ser encontradas na página oficial do Sistema em português.