Thaipusam, ritual hindu de penitência e devoção

Thaipusam

Esse é o Thaipusam, um ritual hindu que os tâmeis (um grupo étnico nativo do sul da Índia) realizam em honra ao Lorde Murugan, que representa virtude, juventude e poder para o hinduísmo. Acredita-se que Murugan, filho do deus Shiva e da deusa Pavarti, ganhou de sua mãe uma lança para combater um demônio e vencer o mal.

É um festival realizado todos os anos durante a lua cheia do décimo mês do calendário tâmil, que cai entre os meses de janeiro e fevereiro. O Thaipusam acontece nos países onde a comunidade tâmil é maioria, como Índia e Sri Lanka, e também em países onde o grupo tem uma representação significativa, como nas Ilhas Maurícios, Malásia e Cingapura.

Thaipusam

O ritual começa cedo pela manhã quando os homens, representando suas famílias, são preparados para a procissão. Em um ambiente hipnotizante, ao som de cantos e rezas e tambores, os corpos são fincados com lanças e ganchos sem que uma gota de sangue vá ao chão. Nos ombros eles carregam os Kavadis, estruturas de madeira ou ferro decoradas com flores e penas de pavão (o veículo do deus Murugan).

Thaipusam

Um mês antes do Thaipusam estes homens entram em jejum e seguem uma dieta vegetariana para se prepararem para o ritual. Acredita-se que só com a mente livre de ganância material e o corpo livre de prazeres físicos é que o devoto pode suportar o ritual sem sentir dores, entrando em transe.

Thaipusam

O restante dos homens, mulheres, idosos e crianças também participam da procissão levando frutas, flores e leite para oferecer ao deus na chegada ao templo. Todos estão lá em busca de bênçãos, cumprimento de promessas e agradecimento a graças atendidas.

Um comentário sobre “Thaipusam, ritual hindu de penitência e devoção

  1. Pingback: As religiões de Cingapura e os seus bairros étnicos « Blog Terminal de Embarque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s