Thaipusam, ritual hindu de penitência e devoção

Prepara o estômago porque as imagens de hoje são fortes! O que você vai ver aqui são cenas de um ritual de fé e coragem que impressionam qualquer turista desavisado.

Thaipusam

Esse é o Thaipusam, um ritual hindu que os tâmeis (um grupo étnico nativo do sul da Índia) realizam em honra ao Lorde Murugan, que representa virtude, juventude e poder para o hinduísmo. Acredita-se que Murugan, filho do deus Shiva e da deusa Pavarti, ganhou de sua mãe uma lança para combater um demônio e vencer o mal. “O.O”

É um festival realizado todos os anos durante a lua cheia do décimo mês do calendário tâmil, que cai entre janeiro e fevereiro nosso. O Thaipusam acontece nos países onde a comunidade tâmil é maioria, como Índia e Sri Lanka, e também em países onde o grupo tem uma representação significativa, como nas Ilhas Maurícios, Malásia e Cingapura.

Thaipusam

O ritual começa cedo pela manhã quando os homens, representando suas famílias, são preparados para a procissão. Em um ambiente hipnotizante, ao som de cantos e rezas e tambores, os corpos são fincados com lanças e ganchos sem que uma gota de sangue vá ao chão. Nos ombros eles carregam os Kavadis, estruturas de madeira ou ferro decoradas com flores e penas de pavão (o veículo do deus Murugan).

Thaipusam

Um mês antes do Thaipusam estes homens entram em jejum e seguem uma dieta vegetariana para se prepararem para o ritual. Acredita-se que só com a mente livre de ganância material e o corpo livre de prazeres físicos é que o devoto pode suportar o ritual sem sentir dores, entrando em transe. Oh my!

Thaipusam

O restante dos homens, mulheres, idosos e crianças também participam da procissão levando frutas, flores e leite para oferecer ao deus na chegada ao templo. Todos estão lá em busca de bênçãos, cumprimento de promessas e agradecimento à graças atendidas.

Enfim, há muuuita informação sobre o Thaipusam na Internet e muitas histórias controversas. Fora a lenda do deus Murugan (que pesquisei), o que descrevi aqui foi o que vi e senti assistindo ao ritual. Se por acaso alguém tiver outra informação pra compartilhar, manda bala!

Como cheguei até o Thaipusam…

Eu tive a oportunidade de assistir a este inteeenso ritual duas vezes em Cingapura. Estas fotos são do ano de 2009, quando pra minha sorte eu estava lá pra presenciar essa chocante manifestação cultural outra vez depois de dez anos.

No dia 7 de fevereiro de 2009, um dia anterior à procissão, eu estava perambulando pelo bairro indiano em Cingapura, a Little India, quando conversando com o vendedor de uma loja descobri que o Thaipusam aconteceria no outro dia. Na manhã seguinte, no meio da multidão, encontrei o meu amigo tocando tambor que, de longe, me cumprimentou com a cabeça e seguiu sério cantando.

Assisti tudo em silêncio e tentei registrar o que pude com a máquina e com o coração. Sem dúvida foi a coisa mais forte que já vi.

No ano que vem, 2013, o Thaipusam vai cair no dia 27 ou 28 de janeiro. Alguém aí ficou afim?

Anúncios

Um comentário sobre “Thaipusam, ritual hindu de penitência e devoção

  1. Pingback: As religiões de Cingapura e os seus bairros étnicos « Blog Terminal de Embarque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s