Quem vai até Cairns, na pontinha nordeste da Austrália, tem uma opção bem bacana de passeio cultural noturno: assistir a um show de música e dança aborígene no Tjapukai Aboriginal Cultural Park. É uma oportunidade de conhecer um pouquinho da vida e dos costumes dos primeiros habitantes da Austrália e viver uma experiência bem diferente… Eu vivi e conto como foi.
Logo na entrada do Parque, depois de ser recebida pelos aborígenes, ter o rosto pintado e caminhar ao som de instrumentos de percussão entre tochas, achei que o próximo passo seria cair em uma mesa de sacrifícios humanos. Mas não. No lugar ganhei um drink de boas-vindas e fui, junto com todos os outros turistas assustados, guiada até uma primeira sala onde começariam as cerimônias.
O espetáculo começa com a ‘cerimônia de bênção’, passa pela tradicional pintura dos próprios performers e segue para um ambiente externo com lago e fogo, tudo embalado pelo ritmo marcante e quase hipnotizante do didgeridoo, o instrumento de sopro aborígene.
De lá, as cerimônias dão espaço para um jantar bem gostoso com pratos quentes e frios sem nenhum esoterismo, bem para agradar a todos. Pra fechar a noite, o restaurante vira um teatro e no palco aborígenes contam histórias do seu povo com muita música e dança. No meio do show eles convidam alguém da plateia pra fazer fogo no palco no estilo homem das cavernas. Adivinha quem foi fazer fogo com os aborígenes? Rss.
Por ter sido uma boa aluna, ganhei um bumerangue autografado de presente. O passeio termina, é claro, em uma lojinha cheia de souvenirs para levar pra casa e com os amigos performers espalhados pela loja dispostos a ensinar todos a tocar didgeridoo.
Quanto custa?
AU$ 121 com transfer partindo de Cairns.
Uau!! Deve ter sido mesmo uma experiência incrível!!!