Uma cidadezinha palaciana chamada Potsdam

Potsdam é uma pequena cidade localizada a 45 minutos de trem de Berlim. Ela foi um dia residência dos reis da Prússia e é uma interessante opção de passeio de um dia partindo da capital alemã.

A herança real transformou Potsdam em um complexo palaciano com 150 edifícios históricos que, juntos, receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Palácios, jardins, praças e monumentos erguidos entre 1730 e 1916 enfeitam a cidade.

O imponente portão de entrada de Potsdam, Nauener Tor, foi erguido em 1755 e é considerado o primeiro modelo de arquitetura neo-gótica inglesa a ser construído na Europa. Hoje, é um importante ponto de encontro dos moradores e de turistas, que lotam rapidinho os restaurantes nas proximidades.

Potsdam

Pertinho dali passamos pelo Holländisches Viertel, o Bairro Holandês de Potsdam. Cerca de 150 casas de tijolos vermelhos em estilo tipicamente holandês tomam quatro quadras da cidade e agradam tanto moradores quanto visitantes. Construídas entre 1734 e 1742 por holandeses convidados a ajudar no desenvolvimento da cidade, são hoje um centro de compras e de cafés e barzinhos aconchegantes.

Potsdam

Igrejas protestantes, católicas e ortodoxas também compõem o cenário de Potsdam.

Potsdam

A caminhada pela cidade leva até o Parque de Sanssouci (pronuncia-se “Sansucí”), a maior atração de Potsdam. Lá fica o Schloss Sanssouci, o Palácio de Sanssouci, antiga residência de verão do Rei da Prússia Frederico, o Grande. Ele queria um local para relaxar e plantar suas ameixas, figos e uvas em paz. O encantamento dele com o lugar era tanto que deu ao Castelo o nome de Sanssouci porque, em francês, significa algo como “despreocupado”. Que bom humor!

Potsdam

O Palácio foi construído entre 1745 e 1747 em estilo Rococó e tem dez cômodos. O que realmente impressiona está nos arredores do Palácio: jardins enormes, bosques, estátuas e fontes, comparados inclusive com o Jardim de Versalhes, na França.

Potsdam

Potsdam

Potsdam

Potsdam

Após a construção do Palácio de Sanssouci, outros prédios foram erguidos a pedido do Rei em uma área total de 290 hectares. A Chinesisches Haus, Casa Chinesa, foi um deles. Ela foi construída como um pavilhão para enfeitar o jardim e a horta do Parque, mas depois serviu como espaço para pequenos eventos sociais.

Potsdam

O Neues Palais, Novo Palácio, é a obra mais majestosa do Parque. Foi construído entre 1763 e 1769 para comemorar o sucesso da Prússia na Guerra dos Sete Anos e nunca se tornou residência oficial do Rei, era usado apenas para receber membros da realeza e personalidades importantes. Este Palácio foi erguido com mais de 200 cômodos em mármore e pedras.

Potsdam

Moinho de Ventos também é outro destaque do Parque de Sanssouci.

Potsdam

Como chegar em Potsdam?
Pegar o trem suburbano da rede S-Bahn na Estação Central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof) sentido Potsdam.

Mais uma curiosidade de Potsdam: Studio Cinematográfico de Babelsberg

Em Potsdam também fica o maior e mais antigo parque cinematográfico da Europa, o Studio Babelsberg. Lá foram produzidos mais de 3 mil filmes para cinema e televisão. De março a outubro é aberto à visitação. Vale inserir no roteiro!

Deixe uma resposta