A 15 minutos de trem de Amsterdã está a pequena e charmosa cidade de Haarlem. Pacata e romântica, Haarlem tem 151 mil habitantes, é a capital da província da Holanda do Norte e é o maior centro de comércio de tulipas há séculos.
É famosa pelos seus restaurantes de clima aconchegante e por carregar o título de melhor cidade para compras na Holanda. Antigamente, a cidade era também conhecida pelas casas que abrigavam mulheres idosas e sozinhas (asilos mais requintados); hoje ainda restam algumas em atividade.
As principais atrações turísticas de Haarlem giram em torno da praça central, Grote Markt, onde ficam as antigas construções famosas da cidade, os principais bares e cafés e onde, às segundas e sábados, acontece uma grande feira local.
A catedral gótica Sint Bavo, construída no século 14, também é ponto de visita; além dos museus The Corrie ten Boom House (que foi esconderijo de refugiados na Segunda Guerra Mundial), o Frans Hals Museum (que abriga uma coleção histórica da arte holandesa) e o Teylers Museum (o mais antigo da Holanda). As casas de show Toneelschuur, Philharmonie e Patronaat também são opções.
Apesar de poucas atrações, só o passeio pelas ruas de Haarlem já compensa a ida até lá. A sugestão é fazer um balte-volta ou ainda se hospedar por lá e usar a cidade como base para visitar Amsterdã e outros destinos próximos.
Neste link está o Guia do Melhor de Haarlem feito pelo Trip Advisor com mais detalhes de cada ponto turístico, dicas de onde comer e onde se hospedar (desde os econômicos bed & breakfast aos hotéis luxuosos).
Pingback: O que fazer em Amsterdã: atrações imperdíveis e segredos de viajante – Blog Terminal de Embarque