Como comprar o primeiro mochilão para viajar

20 de abril de 2012 Off Por Juliana Comparin

A escolha da mochila certa é meio caminho andado para carregar a casa nas costas com conforto na medida do possível. Veja como comprar a sua em 4 passos:

1. Tamanho da mochila

As mochilas são categorizadas pela capacidade em litros. Para cada quantidade de dias viajando existe um tamanho adequado:

15 a 25 litros = suficiente para 1 dia com 1 pernoite sem excessos
25 a 40 litros = ideal para um final de semana
40 a 60 litros = de 3 dias a 1 semana
60 a 90 litros = indicada para viagens longas, são as chamadas mochilas cargueiras

2. Compartimentos

Analise as divisões da mochila. O mochilão deve ter no mínimo três compartimentos: um grande central (para roupas) e dois menores nas extremidades (o de baixo para itens mais pesados, como calçados, e o de cima para itens leves e delicados). Verifique se o compartimento maior tem alguma outra forma de acesso sem ser pelo topo da mochila, como um zíper frontal, por exemplo. Facilita muito.

3. Resistência

Não opte pela mais barata ou mais bonita, ela pode te deixar na mão. Vire a mochila do avesso e veja se o acabamento e a costura são resistentes. As que são feitas de tecido quadriculado não deixam um possível furo correr e se transformar em um rasgo maior.

4. Teste

Vista a mochila para confirmar se ela se encaixa bem às costas e ao quadril. Ela deve ser mais estreita que os ombros e não deve passar da altura da cabeça. Existem modelos especiais para mulheres com distância entre as alças diferente das feitas para homens.


Outros detalhes que merecem atenção na hora da compra

1. Bolsos laterais

Ajudam a manter determinados itens à mão (como documentos e dinheiro), mas podem atrapalhar a locomoção se forem muito volumosos.

2. Zíper duplo

Permite cadear os compartimentos e proteger os pertences quando a mochila for despachada ou deixada em algum local longe do seu cuidado, como no albergue por exemplo.

3. Capa de chuva

Algumas mochilas vêm com uma capa de chuva acoplada que fica guardada em um bolsinho exclusivo na parte de cima. Além de proteger a bagagem da chuva, também pode ser usada como uma proteção a mais na hora do despache no aeroporto. Caso a mochila não venha com o acessório, a capa pode ser comprada separadamente.

4. Mochila de ataque

Alguns mochilões vêm com uma mochila em tamanho menor junto chamada mochila de ataque. É ideal para passar o dia.

Dicas para vestir a mochila

1. Flexione os joelhos quando for levantar a mochila.
2. Levante-a com os dois braços.
3. Distribua bem o peso da mochila pelo corpo ajustando todas as alças (ombros, peitoral e barrigueira) para não sobrecarregar um só local.
4. Teste em casa formas de vesti-la quando não tiver nenhum apoio por perto. Uma sugestão é levantar a mochila na frente do corpo pelas alças com os dois braços, apoiá-la no joelho, girar o tronco e encaixar os braços.