Mochileiro de primeira viagem: como comprar a mochila ideal

mochilão

A escolha da mochila certa é meio caminho andado para carregar a casa nas costas com conforto na medida do possível. Veja como comprar a sua em 4 passos:

1. Tamanho da mochila
As mochilas são categorizadas pela capacidade em litros. Para cada quantidade de dias viajando existe um tamanho adequado:

15 a 25 litros = suficiente para 1 dia com 1 pernoite sem excessos
25 a 40 litros = ideal para um final de semana
40 a 60 litros = de 3 dias a 1 semana
60 a 90 litros = indicada para viagens longas, são as chamadas mochilas cargueiras

2. Compartimentos
Analise as divisões da mochila. O mochilão deve ter no mínimo três compartimentos: um grande central (para roupas) e dois menores nas extremidades (o de baixo para itens mais pesados, como calçados, e o de cima para itens leves e delicados). Verifique se o compartimento maior tem alguma outra forma de acesso sem ser pelo topo da mochila, como um zíper frontal, por exemplo. Facilita muito.

3. Resistência
Não opte pela mais barata ou mais bonita, ela pode te deixar na mão. Vire a mochila do avesso e veja se o acabamento e a costura são resistentes. As que são feitas de tecido quadriculado não deixam o furo correr e se transformar em um rasgo maior.

4. Teste
Vista a mochila para confirmar se ela se encaixa bem às costas e ao quadril. Ela deve ser mais estreita que os ombros e não deve passar da altura da cabeça. Existem modelos especiais para mulheres com distância entre as alças diferente das feitas para homens.

Outros detalhes que merecem atenção na hora da compra:

1. Bolsos laterais
Ajudam a manter determinados itens à mão (como documentos e dinheiro), mas podem atrapalhar a locomoção se forem muito volumosos.

2. Zíper duplo
Permite cadear os compartimentos e proteger os pertences quando a mochila for embarcada ou deixada no albergue.

3. Capa de chuva
Algumas mochilas vêm com uma capa de chuva acoplada que fica guardada em um bolsinho exclusivo na parte de cima. Além de proteger a bagagem da chuva, também pode ser usada como uma proteção a mais na hora do despache no aeroporto. Caso a mochila não venha com o acessório, a capa pode ser comprada separadamente.

4. Mochila de ataque
Alguns mochilões vêm com uma mochila menor acoplada para passar o dia, a chamada mochila de ataque.

Dicas para vestir a mochila:

1. Flexione os joelhos quando for levantar a mochila.
2. Levante-a com os dois braços.
3. Distribua bem o peso da mochila pelo corpo ajustando todas as alças (ombros, peitoral e barrigueira) para não sobrecarregar um só local.
4. Teste em casa formas de vesti-la quando não tiver nenhum apoio por perto. Uma sugestão é levantar a mochila na frente do corpo pelas alças com os dois braços, apoiá-la no joelho, girar o tronco e encaixar os braços.

Anúncios

12 comentários sobre “Mochileiro de primeira viagem: como comprar a mochila ideal

    • Oi Liliane! O peso e tamanho da bagagem de mão permitida na cabine varia de companhia para companhia, mas geralmente o limite é de 5 quilos, sendo a altura máxima de 55 cm. Então acredito que esta sua mochila de 50 litros deva ser despachada. Quando viajo de mochilão despacho a mochila e levo comigo a bordo apenas uma mochilinha menor. Espero ter ajudado! Um beijo, Juliana

  1. Oi Juliana! Este post é super completo, aliás este e os outros relacionados à mochila, como arrumá-la, o que levar na necessaire… Completos e gostosos de ler. Vou fazer um mochilão pela primeira vez, Peru-Bolívia-Chile, neste mês e estava bem perdida. Obrigada pela luz!!! rsrs

  2. Parabéns pelo post! Ficou muito claro e simples! Além das recomendações indicadas, sugiro verificar também áreas para apoiar os isolantes térmicos, bastões de caminhada, ajustes de altura das alças, e principalmente se ela comporta bolsa de água ou pelo menos uma área na lateral, para colocar garrafa, isso ajuda muito em trilhas! (Mas eu falo mais em trilhas, rs… não em viagens e hostels) Abs!!

  3. Juliana, você levou frasqueira como bagagem de mão? Tenho muita dúvida sobre isso, o que levar de bagagem de mão, frasqueira, outra mochila, bolsa…

    • Oi Liliane! Quando viajei de mochilão, sempre levei outra mochilinha menor (chamada de mochila de ataque) pra fazer os passeios durante o dia. Pra carregar as duas juntas, vestia o mochilão nas costas e a mochilinha na frente. Sobre levar uma frasqueira separada, não fiz isso e não recomendo porque você vai precisar das mãos livres. O que eu fazia era carregar a necessaire dentro do mochilão na parte superior pra não “amassar” o que ia dentro. Tenho outros dois posts que acho que podem te ajudar nessa questão: “Necessaire de Mochileira” (http://wp.me/p2i3zd-lW) o “Como arrumar o mochilão para viajar” (http://wp.me/p2i3zd-ET). Boa sorte, beijos!

  4. Pingback: Como arrumar o mochilão para viajar – Blog Terminal de Embarque | Dicas de viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s